Filip Calixto   |   16/10/2020 12:56

Anac implementa nova estrutura organizacional

Diretoria Colegiada da agência organizou mudanças

Entrou hoje (16) em vigor o projeto de reestruturação na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) criado pela Diretoria Colegiada da agência. A partir do novo programa, as principais alterações são a reorganização do processo de aeronavegabilidade continuada, mudanças nas competências da Assessoria Internacional, que passou a ser denominada Assessoria Internacional e de Meio Ambiente, e a criação da SPL (Superintendência de Pessoal da Aviação Civil), focada na certificação do pessoal de aviação civil e em organizações de formação.

Unsplash/Marcus Zymmer
Dessa forma, a SPL abarcará processos que pertenciam as Superintendências de Padrões Operacionais (SPO), de Aeronavegabilidade (SAR) e de Infraestrutura Aeroportuária (SIA).

A reestruturação teve como principal objetivo colocar o foco do processo de certificação no usuário, buscando a otimização dos recursos e fortalecendo uma visão voltada para o regulado.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES
A SPL foi criada para abrigar todos os processos relacionados à certificação de pessoal atualmente distribuídos entre diversas áreas. Em resumo, a nova área coordenará processos como a regulação das organizações de instrução; licença de pessoal; os processos de certificação da vigilância continuada de simuladores de voo para treinamento de tripulantes; padrões operacionais e proficiência linguística para pilotos; avaliação de médicos e clínicas credenciadas, além dos centros de treinamentos e simuladores de voo.

Além disso, o novo setor será responsável por processos de certificação de centros de instrução AVSEC e de organizações especializadas em treinamento OE-SESCINC e pela a formação e habilitação de pessoal autorizado para manutenção de aeronaves.

Também com a criação de uma área específica para os processos de pessoal, a SPO passou a estar focada nos operadores aéreos, desde as operações até a manutenção, sendo responsável agora pela certificação de oficinas. Com essa alteração, a SAR permanece especializada na certificação de produtos aeronáuticos.

Atentos à relevância da agenda de meio ambiente para a aviação civil, a agora chamada Assessoria Internacional e de Meio Ambiente recebeu novas competências. Dentre as novas funções estão a coordenação da atuação da Anac em organismos, fóruns e comitês relacionados ao meio ambiente; a proposição de atos normativos relacionados à gestão ambiental, além da implementação das recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) relativas ao tema, sempre em coordenação com as demais unidades da Agência.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados