Iata diminui previsão de tráfego após fraca temporada de verão
Recuperação dos serviços de passageiros aéreos foi interrompida em agosto por retorno das restrições
A Iata rebaixou sua previsão de tráfego para 2020 para refletir uma recuperação mais fraca do que o esperado, como evidenciado por um fim desanimador da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte. A entidade agora espera que o tráfego de todo este ano caia 66% em comparação com 2019 – estimativa anterior era de uma queda de 63%.
A demanda de passageiros em agosto continuou a ser extremamente deprimida em relação aos níveis normais, com o RPKs caindo 75,3% em comparação com agosto de 2019. Os mercados domésticos continuaram a superar os internacionais em termos de recuperação, embora a maioria tenha permanecido substancialmente abaixo do ano anterior. A capacidade de agosto de assento-quilômetro oferecido caiu 63,8% em comparação com 2019 e a taxa de ocupação despencou 27,2 pontos, indo para o mais baixo nível de agosto de todos os tempos, de 58,5%.
Com base nos dados de voo, a recuperação dos serviços de passageiros aéreos foi interrompida em meados de agosto por um retorno das restrições governamentais por conta dos novos surtos de covid-19 em vários mercados importantes. As reservas futuras para viagens aéreas no quarto trimestre mostram que a recuperação desde o ponto mais baixo de abril continuará a vacilar. Considerando que o declínio no crescimento ano a ano dos RPKs globais deveria ter moderado para -55% até dezembro, uma melhora muito mais lenta é esperada agora com a previsão do mês de dezembro ser 68% abaixo do ano anterior.
“O desempenho desastroso do tráfego de agosto coloca um limite na pior temporada de verão do setor. A recuperação da demanda internacional é virtualmente inexistente e os mercados domésticos na Austrália e no Japão realmente regrediram em face de novos surtos e restrições de viagens. Há alguns meses, pensávamos que uma queda de -63% na demanda em todo o ano em comparação com 2019 era o pior que poderia ser. Com o lamentável período de pico de viagens de verão para trás, revisamos nossas expectativas para -66% ”, diz o diretor geral e CEO da associação, Alexandre de Juniac.
MERCADOS INTERNACIONAIS
A demanda de passageiros internacionais em agosto despencou 88,3% em comparação com o mesmo mês de 2019, uma ligeira melhora em relação ao declínio de 91,8% registrado em julho. A capacidade caiu 79,5% e, a taxa de ocupação, 37 pontos percentuais, indo para 48,7%.
TRÁFEGO DOMÉSTICO
O tráfego doméstico caiu 50,9% em agosto. Esta foi uma melhora leve em comparação com uma queda de 56,9% em julho. A capacidade doméstica caiu 34,5% e a taxa de ocupação diminuiu 21,5 pontos percentuais, registrando 64,2%.
“Tradicionalmente, o caixa gerado durante a movimentada temporada de verão no Hemisfério Norte oferece às companhias aéreas uma almofada durante o outono e inverno. Este ano, elas não têm essa proteção. Na ausência de medidas adicionais de alívio do governo e na reabertura das fronteiras, centenas de milhares de empregos em aéreas desaparecerão. Mas não são apenas as transportadoras e os empregos nelas que estão em risco. Globalmente, dezenas de milhões de trabalhos dependem da aviação. Se as fronteiras não reabrirem, os meios de subsistência dessas pessoas estarão em grave perigo. Precisamos de um regime internacionalmente acordado de testes de covid19 antes da partida para dar aos governos a confiança para reabrir as fronteiras e os passageiros a confiança para viajar de avião novamente", finaliza de Juniac.
A demanda de passageiros em agosto continuou a ser extremamente deprimida em relação aos níveis normais, com o RPKs caindo 75,3% em comparação com agosto de 2019. Os mercados domésticos continuaram a superar os internacionais em termos de recuperação, embora a maioria tenha permanecido substancialmente abaixo do ano anterior. A capacidade de agosto de assento-quilômetro oferecido caiu 63,8% em comparação com 2019 e a taxa de ocupação despencou 27,2 pontos, indo para o mais baixo nível de agosto de todos os tempos, de 58,5%.
Com base nos dados de voo, a recuperação dos serviços de passageiros aéreos foi interrompida em meados de agosto por um retorno das restrições governamentais por conta dos novos surtos de covid-19 em vários mercados importantes. As reservas futuras para viagens aéreas no quarto trimestre mostram que a recuperação desde o ponto mais baixo de abril continuará a vacilar. Considerando que o declínio no crescimento ano a ano dos RPKs globais deveria ter moderado para -55% até dezembro, uma melhora muito mais lenta é esperada agora com a previsão do mês de dezembro ser 68% abaixo do ano anterior.
“O desempenho desastroso do tráfego de agosto coloca um limite na pior temporada de verão do setor. A recuperação da demanda internacional é virtualmente inexistente e os mercados domésticos na Austrália e no Japão realmente regrediram em face de novos surtos e restrições de viagens. Há alguns meses, pensávamos que uma queda de -63% na demanda em todo o ano em comparação com 2019 era o pior que poderia ser. Com o lamentável período de pico de viagens de verão para trás, revisamos nossas expectativas para -66% ”, diz o diretor geral e CEO da associação, Alexandre de Juniac.
MERCADOS INTERNACIONAIS
A demanda de passageiros internacionais em agosto despencou 88,3% em comparação com o mesmo mês de 2019, uma ligeira melhora em relação ao declínio de 91,8% registrado em julho. A capacidade caiu 79,5% e, a taxa de ocupação, 37 pontos percentuais, indo para 48,7%.
- Ásia-Pacífico: o tráfego das companhias aéreas da Ásia-Pacífico em agosto afundou 95,9% em comparação com o período do ano anterior, uma mudança quase imperceptível da queda de 96,2% em julho e a contração mais acentuada entre as regiões. A capacidade caiu 90,4% e a taxa de ocupação encolheu 48 pontos percentuais, chegando a 34,8%.
- Europa: a demanda das transportadoras europeias em agosto caiu 79,9% em relação ao ano passado, melhor que uma queda de 87% em julho, quando as restrições de viagem foram suspensas no Espaço Schengen. No entanto, dados de voos mais recentes sugerem que essa tendência foi revertida em meio a um retorno ao bloqueio e à quarentena em alguns mercados. A capacidade caiu 68,7% e a taxa de ocupação diminuiu 32,1 pontos percentuais, registrando 57,1%, a maior entre as regiões.
- Oriente Médio: as companhias aéreas do Oriente Médio tiveram uma queda de 92,3% na demanda em agosto, em comparação com uma queda de 93,3% em julho. A capacidade caiu 81,9% e a taxa de ocupação diminuiu 47,1 pontos percentuais, para 35,3%.
- América do Norte: o tráfego das transportadoras norte-americanas caiu 92,4% em agosto, pouca mudança em comparação com a queda de 94,4% em julho. A capacidade caiu 82,6% e a taxa de ocupação despencou 49,9 pontos percentuais, indo para 38,5%.
- América Latina: as companhias aéreas latino-americanas tiveram uma queda de 93,4% na demanda em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, contra uma queda de 94,9% em julho. A capacidade caiu 90,1% e, a taxa de ocupação, 27,8 pontos percentuais, chegando a 56,1%, a segunda maior entre as regiões.
- África: a tráfego das companhias aéreas africanas caiu 90,1% em agosto, ligeiramente melhor em relação a uma queda de 94,6% em julho. A capacidade diminuiu 78,4% e a taxa de ocupação caiu 41 pontos percentuais, totalizando 34,6%, a menor entre as regiões.
TRÁFEGO DOMÉSTICO
O tráfego doméstico caiu 50,9% em agosto. Esta foi uma melhora leve em comparação com uma queda de 56,9% em julho. A capacidade doméstica caiu 34,5% e a taxa de ocupação diminuiu 21,5 pontos percentuais, registrando 64,2%.
“Tradicionalmente, o caixa gerado durante a movimentada temporada de verão no Hemisfério Norte oferece às companhias aéreas uma almofada durante o outono e inverno. Este ano, elas não têm essa proteção. Na ausência de medidas adicionais de alívio do governo e na reabertura das fronteiras, centenas de milhares de empregos em aéreas desaparecerão. Mas não são apenas as transportadoras e os empregos nelas que estão em risco. Globalmente, dezenas de milhões de trabalhos dependem da aviação. Se as fronteiras não reabrirem, os meios de subsistência dessas pessoas estarão em grave perigo. Precisamos de um regime internacionalmente acordado de testes de covid19 antes da partida para dar aos governos a confiança para reabrir as fronteiras e os passageiros a confiança para viajar de avião novamente", finaliza de Juniac.