SP-Rio é a segunda rota mais movimentada da América Latina
Os números estão no mais recente estudo da OAG, que apontou as rotas mais movimentadas do mundo

A rota internacional mais movimentada é entre Lima, no Peru, e Santiago, no Chile. O restantes das rotas internacionais mais movimentadas conecta o Brasil com a Argentina e Chile, Argentina e Chile com Peru, Peru com Colômbia e Colômbia com Panamá, Costa Rica e México.
O percurso com maior concorrência nacional é Cuzco para Lima, com sete operadoras diferentes, operando 84 serviços diários entre as duas cidades. Internacionalmente, a rota que liga Buenos Aires a Guarulhos, em São Paulo, é a mais competitiva, com seis transportadoras operando a rota em 2019.


NO MUNDO
A pesquisa apontou que nove das dez rotas domésticas de maior movimentação estão na região da Ásia-Pacífico. Vale destacar que, em todas as categorias, operadoras que operam menos de 360 voos programados por ano em qualquer rota são excluídas.
No mercado doméstico global, a rota mais movimentada é Jeju-Seul com 17 milhões de assentos anuais, o equivalente a cerca de 48 mil assentos diariamente. Jeju é um destino bastante conhecido e desejado pelos coreanos em época de férias.
Quatro das 10 rotas domésticas mais movimentadas envolvem Aeroporto de Haneda de Tóquio, ou seja, Haneda para Sapporo (CTS), Fukuoka (FUK), Okinawa (OKA) e Osaka Itami (ITM). Haneda (HND) - Osaka Itami (ITM) é o voo mais curto das dez rotas domésticas mais movimentadas do mundo, com cerca de 400km de distância.
Os países Austrália, China e Índia têm uma rota cada nas 10 rotas domésticas mais movimentadas.
