CEO da Qatar considera comprar uma nova fatia da Latam
Atualmente, as ações negociáveis do Grupo Latam representam 48% do total. Após a aceitação da oferta da Delta, esse número ficaria abaixo dos 30%
O CEO da Qatar Airways, Akbar al-Baker, disse à Reuters que sua empresa consideraria aumentar sua participação de 10% no Grupo Latam se a oportunidade surgir. Rumores deste aumento vieram à tona depois que a Delta Air Lines anunciou a aquisição de 20% da transportadora chilena.
Al-Baker afirmou ainda que a Qatar, que tem um membro independente no conselho da Latam, não soube previamente do acordo com a Delta. “Não ditamos à Latam como eles devem conduzir seus negócios. É da conta deles com quem eles querem ter participação acionária e com quem eles querem trabalhar”, afirmou.
Vale destacar que a Qatar Airways tem um histórico de relacionamento conturbado com as empresas norte-americanas, que acusam as transportadoras do Golfo de receber subsídios injustos do governo.
Em relação a Oneworld, aliança global que a Latam já comunicou sua saída, o CEO da Qatar disse que não sabe se sua companhia continuará ou não no grupo. “Não tomamos nossa decisão final, mas ainda consideramos a saída. Outros membros importantes da aliança nos pediram para ficar”, comentou.
Atualmente, as ações negociáveis do Grupo Latam representam 48% do total. Após a aceitação da oferta da Delta, esse número ficaria abaixo dos 30%.