Filip Calixto   |   12/09/2019 22:57
Atualizada em 12/09/2019 23:36

Nova edição da Gol Mostra Brasil destaca a arquitetura brasileira

A exposição como um todo reúne 140 imagens que ficaram nos aviões e em salas vip da empresa. As imagens foram feitas pelo mineiro Leonardo Finotti.

O fotógrafo mineiro Leonardo Finotti é o mais novo parceiro da Gol Linhas Aéreas. Aconteceu hoje (12), no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), o lançamento da exposição fotográfica que estará nas 127 aeronaves da companhia pelos próximos seis meses. As imagens, que têm a arquitetura como tema, mostram museus, teatros e edifícios que guardam em seu interior obras de arte e espetáculos pelo Brasil.

Filip Calixto
A curadora da mostra, Esther Constantino, o fotógrafo Leonardo Finotti e Paulo Kakinoff, presidente da Gol
A curadora da mostra, Esther Constantino, o fotógrafo Leonardo Finotti e Paulo Kakinoff, presidente da Gol
Monumentos como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o Centro Cultural Oscar Niemeyer de Goiânia, o Teatro Amazonas e muitos outros estão retratados na exposição que privilegia o rigor arquitetônico de cada uma elas. "A arquitetura não é meramente um elemento estético. É uma expressão crítica que mostra o pensamento do espaço para um país melhor", pontua o fotógrafo. "Meu papel nessa exposição foi emprestar meus olhos para registrar essas obras, o que vai além de tirar boas fotos", complementa.

A curadoria da mostra foi feita por Esther Constantino, do projeto Arte que Acontece, que também cuidou das outras três iniciativas similares feitas antes, com os fotógrafos Cássio Vasconcelos, Renato Soares e Adriano Gambarini. Esther também participou do evento de lançamento de hoje e ressaltou a intenção de mostrar com fotos os lugares onde a arte brasileira e internacional é guardada. "Ninguém traz essa identidade com tanta precisão quanto o Leonardo. Por isso o convidamos", aponta.

Mestre de cerimônias da noite, o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, argumenta que, com a ação, a companhia aérea exerce o papel de uma espécie de agente estimuladora para novas gerações de artistas, inspirando-os. "Temos percebido também o interesse de muitos profissionais, em diferentes fases de suas carreiras, em participar conosco", afirma.

A exposição como um todo reúne 140 imagens que estarão expostas nos aviões e em salas vip da empresa. Há também um site específico da ação, que, além das fotos em alta resolução, exibe também informações em tempo real da identificação da obra, mostrando em que aeronave e rota ela está.

No álbum abaixo, veja fotos do evento de lançamento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados