Da Redação   |   21/08/2019 17:33
Atualizada em 21/08/2019 20:34

Latam lança em Brasília seus 3 novos voos internacionais

A capital federal passa a ter novas rotas internacionais da Latam Airlines: Santiago, no Chile; Lima, no Peru; e Assunção, no Paraguai. saiba mais


Luís Tajes/Setur DF
Novos voos da Latam já estão disponíveis para venda
Novos voos da Latam já estão disponíveis para venda

BRASÍLIA - A capital federal passa a ter novas rotas internacionais da Latam Airlines. O evento de anúncio dos voos para para Santiago, no Chile; Lima, no Peru; e Assunção, no Paraguai, aconteceu nesta quarta-feira (21), no Palácio do Buriti, sede do governo do DF. Em seu discurso, o CEO da companhia no País, Jerome Cadier, afirmou que os novos trechos só foram possíveis com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. "Quero reconhecer este movimento de inteligência do Governo do Distrito Federal, que ao diminuir o imposto, viabiliza novos negócios", disse.

Segundo Cadier, os voos já estão disponíveis para venda e a procura está dentro das expectativas da companhia, "tanto passageiros que querem sair do Brasil para visitar Lima, Santiago e Assunção, como viajantes desses destinos que querem conhecer Brasília. Nossa expectativa é expandir as três frequências semanais para quatro ou cinco", projetou.

Participaram do evento de lançamento o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; o embaixador do Peru, Javier Verdeguer; a ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Montiel de Afara; o primeiro secretário da Embaixada do Chile, Cristián Oschilewski; a encarregada de Negócios da Embaixada do Paraguai, Nímia da Silva; o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Newton Cardoso Jr; o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires; a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; o secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, Pedro Rodrigues; o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto; o CEO da Latam Airlines, Jérome Cadier; e o vice-presidente da Inframérica, Juan Djedjeian.

Tony Maciel
Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil
Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil

OUTUBRO

O primeiro voo operado da lista de novos destinos será o Brasília-Santiago, em 15 de outubro, em três dias da semana, terças, quintas e sábados. Os com destino a Lima serão operados a partir de 14 de novembro; e os para Assunção ainda não têm data marcada, mas a aérea planeja iniciar a operação até dezembro.

Questionado sobre novas rotas, o CEO da Latam afirmou que não há previsões. Segundo ele, o momento de viabilizar esses novos voos para garantir o equilíbrio da operação, porém a companhia considera possível outros trechos para outras localidades da América Latina. "Temos várias destinos que estão sub-explorados do ponto de vista turístico e de negócios. Esperamos que estes anúncios de hoje se tornem casos de sucesso para que possamos aprovar novos destinos.

Para Jerome Cadier, o mercado internacional está com excesso de oferta, ou seja, muitos passageiros procurando voos e muitas alternativas, "o que faz que a tarifa esteja baixa. Precisamos de equilíbrio, mais estabilidade no câmbio para que mais gente queira viajar para fora do Brasil", complementou.

EQUILÍBRIO
Sobre a sustentabilidade das rotas, o CEO da Latam destacou que é necessário ter o equilíbrio entre as duas pontas, ou seja, entre o emissivo e o receptivo. "É difícil sustentar um voo que só uma ponta leva passageiros, e como Brasília é um hub doméstico importante, estamos agora unindo a capital do Brasil com os hubs fundamentais que temos no Peru e no Chile e deles, ligando para todas outras cidades", explicou Cadier.

Sobre Assunção, a decisão do novo trecho seguiu uma análise da base de passageiros com interesse neste voo. "Como não existia uma ligação direta, obviamente as conexões eram pouco práticas e quem viajava, ficava muito tempo esperando. E com a demanda, decidimos lançar", finalizou.


BRASÍLIA
Segundo a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, são realizados cerca de 40 voos internacionais por semana, para sete destinos. A Gol conta com voos para Miami, Orlando e Buenos Aires e, em junho, inaugurou a rota para Cancún. A Latam já opera para Buenos Aires e Punta Cana; a Copa Airlines, para o Panamá; a Tap, para Lisboa; e a American Airlines, para Miami. A expansão de novas rotas internacionais a partir de Brasília está nos planos dessas companhias.

ANOTE
Brasília-Santiago
Início da operação: 15/10, todas as terças, quintas e sábados, saindo 20h05 e chegando a Santiago às 23h25. Nos mesmos dias, sairão os voos da capital chilena, às 12h55, com pouso previsto para 18h15.

Brasília-Lima
Início da operação: 14/11, todas as segundas, quintas e sábados, saindo de Brasília às 8h30, com chegada prevista em Lima às 11h06. Nos mesmos dias, sairão voos da capital peruana, às 00h06, com pouso previsto para 6h50.

Brasília-Assunção
Início da operação: até dezembro. Ainda não há detalhes sobre os voos.

(Tony Maciel, especial para o Portal PANROTAS)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.