Airbus inicia produção do A220 nos Estados Unidos
Empresa iniciou a produção do modelo em unidade de Mobile, no Alabama, e a previsão é de que a base norte-americana seja responsável por 40 a 50 unidades por ano
A Airbus começou oficialmente a fabricar o A220 nos Estados Unidos em unidade de produção de Mobile, no Alabama, após treinamento prático em Quebec, no Canadá, onde estão localizados o programa A220 e a linha de montagem final primária.
“A expansão da nossa produção de aeronaves comerciais em Mobile para uma segunda linha de produtos, com 400 empregos adicionais, solidifica ainda mais a posição da Airbus como um fabricante de aeronaves verdadeiramente global”, afirma o chairman e CEO da Airbus Américas, Jeffrey Knittel. “Com Mobile e nossa rede de produção na Ásia, Canadá e Europa, criamos estrategicamente uma base industrial mundial para melhor atender nossos clientes.”
O primeiro A220 fabricado nos Estados Unidos (um A220-300) terá como destino a Delta Air Lines, com previsão de entrega para o terceiro trimestre de 2020. Nos próximos anos a unidade deve manter uma linha de produção entre 40 e 50 aeronaves A220 por ano.
A Airbus está produzindo as primeiras aeronaves dentro de alguns edifícios atuais da família A320 e hangares de suporte recém-construídos. O A220 é projetado para o mercado de 100-150 lugares e oferece, pelo menos, redução de 20% na queima de combustível por assento, em comparação com as aeronaves da geração anterior. O mercado de aeronaves de 100 a 150 assentos está estimado em sete mil aeronaves nos próximos 20 anos.