ES reduz imposto em combustível e aéreas anunciam novos voos
Foi assinado hoje o Compete-ES (Contrato de Competitividade) para o setor de transportes aéreos

Sancionada neste mês a lei que reduz o ICMS para o querosene de aviação, desta vez o compromisso foi entre o Estado e as companhias aéreas atendidas pelo projeto. Com a assinatura do Compete-ES, as transportadoras acordam em investir em mais rotas e frequências de/para aeroportos no Espírito Santo, em troca de redução no imposto para até 7% — atualmente o tributo mantém o teto de 25%.
O secretário de Turismo do Espírito Santo, Paulo Renato Fonseca Jr., destacou o trabalho conjunto com as secretarias de Desenvolvimento e Fazenda. “O principal legado é a parceria, a construção a várias mãos e o empenho importante do Eduardo Sanovicz [Abear], que foi fundamental para que a gente chegasse ao dia de hoje”, completou.
O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, por sua vez, tratou da assinatura do documento como “um dia de celebração”. Além do anúncio da nova rota internacional entre Vitória e Buenos Aires, operado pela Gol, o dirigente elencou outras operações que já estão no ar e foram fomentadas pelo Compete-ES – que, nestes casos, fará descontos de maneira retroativa.
Desde o primeiro semestre, a Avianca trouxe ao Estado dois voos entre a capital capixaba e Guarulhos. A Latam Brasil tornou diária sua rota Vitória-Fortaleza (antes era semanal) e dobrou a operação da Latam Cargo para Vitória-Miami (agora, duas diárias). Sem anúncios por ora, por questões contratuais, a Azul deve comunicar novas rotas ainda este ano.
PROJETO DE LEI
A Lei 10.568/2016 propõe quatro condições para que as companhias aéreas tenham acesso à redução tarifária. Se realizadas duas ou mais dessas condições, o ICMS para abastecimento no Espírito Santo se limita a 7%. Em caso de adesão de apenas uma das condições, o ICMS recolhido será de 12%.Para ser contemplada, a aérea precisa: ampliar voos diários, ou sete semanais, com destino ou origem no Aeroporto de Vitória em pelo menos duas rotas distintas das já operadas pela empresa; criar voo doméstico diário, ou sete semanais, com origem no Aeroporto de Vitória para destino não operado pela empresa; criar voo doméstico diário com origem ou destino em município capixaba; e/ou criar um voo internacional semanal.
Atualmente, segundo a Infraero, Vitória realiza 87 pousos semanais. São voos diretos para nove aeroportos: em São Paulo, para Viracopos (Azul), Congonhas (Azul, Gol e Latam) e Guarulhos (Avianca, Azul, Gol e Latam); no Rio de Janeiro, no Santos Dumont (Azul e Gol) e no Galeão (Gol); Brasília (Gol e Latam); em Belo Horizonte, para Confins (Azul e Latam); Fortaleza (Latam) e Salvador (Gol).
O Portal PANROTAS viaja a convite da Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.