As três gigantes dos EUA e suas frotas para os próximos anos
Juntas, somam cerca de três mil aeronaves em operação e outras 900 encomendas
Popularmente conhecidas como “Big Three”, American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines são as três gigantes dos Estados Unidos que disputam há décadas a preferência dos viajantes norte-americanos. Porém, mais recentemente, a ascensão de companhias aéreas de baixo custo, como a Southwest, a Spirit e a Jetblue, ligou o sinal de alerta das tradicionais empresas que não querem perder lugar no pódio da aviação nacional.
Juntas, as três aéreas somam cerca de três mil aeronaves em operação e outras 900 em processo de fabricação, seja pela Boeing, pela Airbus, pela Bombardier ou pela Embraer. E são justamente as encomendas de aviões que indicam como as empresas estão pensando suas frotas para o futuro.
Em 2018, a American já cancelou 22 pedidos de Airbus 350 e adiou as entregas de 40 Boeing 737 Max e 22 Airbus 321neo. Ao mesmo tempo, encomendou 47 Boeing 787 para rotas longas e 15 Bombardier CRJ900 e 15 Embraer 175 para voos regionais. De acordo com a companhia, os gastos com aeronaves serão reduzidos praticamente pela metade neste ano em comparação com 2017.
Já a Delta trabalha para substituir 30% de sua frota principal até 2020, o que incluirá a aposentadoria dos seus 144 McDonnell Douglas MD-80. Nos próximos anos, a maior parte das entregas serão de aviões narrowbody, sendo que 59% dos pedidos são de aviões com corredor único. Ao contrário do que costumava fazer em outros tempos, a empresa não tem planejado a aquisição de modelos já usados.
Por outro lado, a United segue com a tática de aproveitar boas oportunidades para agregar aeronaves usadas por outras companhias em sua própria frota. Em 2015, dois Boeing 737-700 chegaram da Copa Airlines e 25 Airbus 319 vieram da China Southern Airlines. Neste ano, um acordo por 20 A319 e três 767 também foi fechado com a Hawaiian Airlines.
Veja qual a situação das frotas das três gigantes dos EUA:
Juntas, as três aéreas somam cerca de três mil aeronaves em operação e outras 900 em processo de fabricação, seja pela Boeing, pela Airbus, pela Bombardier ou pela Embraer. E são justamente as encomendas de aviões que indicam como as empresas estão pensando suas frotas para o futuro.
Em 2018, a American já cancelou 22 pedidos de Airbus 350 e adiou as entregas de 40 Boeing 737 Max e 22 Airbus 321neo. Ao mesmo tempo, encomendou 47 Boeing 787 para rotas longas e 15 Bombardier CRJ900 e 15 Embraer 175 para voos regionais. De acordo com a companhia, os gastos com aeronaves serão reduzidos praticamente pela metade neste ano em comparação com 2017.
Já a Delta trabalha para substituir 30% de sua frota principal até 2020, o que incluirá a aposentadoria dos seus 144 McDonnell Douglas MD-80. Nos próximos anos, a maior parte das entregas serão de aviões narrowbody, sendo que 59% dos pedidos são de aviões com corredor único. Ao contrário do que costumava fazer em outros tempos, a empresa não tem planejado a aquisição de modelos já usados.
Por outro lado, a United segue com a tática de aproveitar boas oportunidades para agregar aeronaves usadas por outras companhias em sua própria frota. Em 2015, dois Boeing 737-700 chegaram da Copa Airlines e 25 Airbus 319 vieram da China Southern Airlines. Neste ano, um acordo por 20 A319 e três 767 também foi fechado com a Hawaiian Airlines.
Veja qual a situação das frotas das três gigantes dos EUA:
AMERICAN AIRLINES |
Modelo | Em serviço | Encomendados |
Airbus 320 | 392 | 100 |
Airbus 330 | 24 | 0 |
Boeing 737 | 318 | 86 |
Boeing 757 | 34 | 0 |
Boeing 767 | 23 | 0 |
Boeing 777 | 67 | 0 |
Boeing 787 | 39 | 50 |
McDonnell Douglas MD-80 | 30 | 0 |
Bombardier CRJ200 | 35 | 0 |
Bombardier CRJ700 | 61 | 0 |
Bombardier CRJ900 | 54 | 15 |
Embraer 145 | 150 | 0 |
Embraer ERJ175 | 44 | 25 |
Embraer ERJ190 | 20 | 0 |
Total | 1.291 | 276 |
DELTA AIR LINES |
Modelo | Em serviço | Encomendados |
Airbus 220 | 0 | 75 |
Airbus 320 | 181 | 165 |
Airbus 330 | 42 | 25 |
Airbus 350 | 11 | 14 |
Boeing 717 | 91 | 0 |
Boeing 737 | 189 | 28 |
Boeing 757 | 126 | 0 |
Boeing 767 | 79 | 0 |
Boeing 777 | 18 | 0 |
McDonnell Douglas MD-80 | 144 | 0 |
Bombardier CRJ200 | 44 | 0 |
Bombardier CRJ700 | 2 | 0 |
Bombardier CRJ900 | 91 | 20 |
Total | 1.018 | 327 |
UNITED AIRLINES |
Modelo | Em serviço | Encomendados |
Airbus 320 | 165 | 0 |
Airbus 350 | 0 | 45 |
Boeing 737 | 335 | 155 |
Boeing 757 | 76 | 0 |
Boeing 767 | 51 | 0 |
Boeing 777 | 91 | 1 |
Boeing 787 | 37 | 23 |
Embraer ERJ175 | 0 | 25 |
Total | 755 | 249 |
*Fonte: Capa