Novo presidente da Iata diz que cargo de CEO não é para mulheres
CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker assume como novo presidente do Conselho da Iata com declaração polêmica
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revelou que o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, foi empossado hoje como de presidente do Conselho de Governo da entidade. O anúncio de sua chegada foi feito em agosto do ano passado.
Akbar Al Baker está no cargo de diretor executivo da Qatar desde 1997, e nesses 21 anos "liderou o crescimento da Qatar Airways de uma pequena operadora regional para uma grande empresa global", afirmou a Iata em comunicado. Ele ocupa o cargo que até ontem era do CEO da Singapore Airlines, Go Choon Phong.
De acordo com o site Travel Weekly, pouco depois de assumir o cargo, Akbar Al Baker brincou ao dizer que o mais importante era fazer em seu novo papel era tentar controlar sua tendência de fazer declarações controversas. Não levou dez minutos, porém, para ele fazer uma afirmação polêmica.
Questionado por um repórter sobre a falta de mulheres em cargos de liderança nas companhias aéreas do Oriente Médio, Al Baker começou a explicar que a Qatar tem muitas funcionárias. Neste momento, porém, o repórter o interrompeu para indicar que a companhia é liderada por ele, um homem.
"Claro que é liderado por um homem, porque é uma posição muito desafiadora", respondeu Al Baker, comentário recebido por risos e zombarias dos presentes, por alegar que a dificuldade da posição faz dela inadequada para mulheres.
O novo presidente adotou posteriormente uma abordagem mais diplomática sobre o assunto, dizendo que a Qatar foi a primeira operadora do Oriente Médio a ter uma equipe composta de mais de 33% de mulheres. As funcionárias do Qatar incluem comandantes. engenheiras e até cargos como VP sênior. "Logo, nós realmente incentivamos as mulheres e vemos que elas têm um enorme potencial em cargos de gerência sênior", disse ele.
Vale lembrar que não é a primeira vez que o CEO da Qatar solta declarações polêmicas sobre mulheres na aviação. Em julho de 2017, categorizou as comissárias de bordo estadunidenses como “avós", ressaltando que a idade média de sua equipe de comissários era de 26 anos.
A Iata anunciou que Carsten Spohr, presidente e CEO da Lufthansa, atuará como presidente do BOG a partir de junho de 2019, após o mandato de Al Baker.
AGM 2019
A Iata anunciou, por fim, que a Korean Air sediará a 75ª AGM e a World Air Transport Summit em Seul, Coréia do Sul, de 2 a 4 de junho de 2019. Será a primeira vez que a capital sul-coreana hospeda o encontro global dos principais líderes da aviação.