Codeshare com Avianca e nova rota: Alitalia investe no BR
Planos da aérea italiana visam o Brasil como vice-líder no ranking de negócios, atrás apenas da Itália
A estratégia de negócios adotada pela Alitalia após entrar em administração extraordinária mostra o Brasil como grande surpresa. Em dezembro, por exemplo, as rotas partindo do Rio de Janeiro e São Paulo rumo a Roma obtiveram a maior taxa de ocupação de toda a malha global da empresa, um dos resultados que fizeram com que a companhia investisse ainda mais no País. Nos próximos meses, um acordo de codeshare junto à Avianca deverá ser anunciado para ampliar ainda mais as conexões da aérea italiana por aqui.
"O Brasil é um dos mercados-chave nesse momento de recuperação que temos vivido", destacou o country manager da Alitalia em solo brasileiro, Carlos Antunes, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS. Segundo ele, o País saltou de 5º para 3º nos negócios globais da aérea em 2017. Neste ano, porém, com um aumento de 44% na oferta de voos, a expectativa é de que se torne o vice-líder, atrás apenas da Itália.
A taxa de ocupação de 85% é outro destaque positivo que mostra o potencial da conexão aérea entre Brasil e Itália, de acordo com Antunes. Até por isso, a Alitalia já estuda a possibilidade de pousar seus aviões em um novo aeroporto brasileiro, além de Guarulhos e Galeão. "Isso já é tratado pelo alto escalão da empresa, mas posso dizer que não será no Nordeste", revelou.
"AGENTES SÃO FUNDAMENTAIS"
Se o momento da Alitalia no Brasil é comemorado, muito se deve à atuação dos agentes de viagens. Isso porque, segundo Antunes, eles representam "bem mais do que a metade" do share de vendas da empresa por aqui e estiveram ao lado da empresa no momento mais delicado.
"Desde que entramos em administração extraordinária, eles nunca viraram as costas para nós. Pelo contrário, nos apoiaram desde o início", destacou Carlos Antunes.
Em resposta a esse apoio, a Alitalia comanda uma blitz de vendas no Rio de Janeiro com o objetivo de visitar mais de 50 agências de viagens e encher os voos rumo a Roma. Além disso, também levará uma comissão com dez CEOs e donos das principais agências brasileiras à convenção anual de vendas. O objetivo: otimizar o relacionamento com o trade.
"O Brasil contará com uma das maiores delegações no evento. Lá, mostraremos Roma sob a perspectiva da Alitalia, com experiências, networking e capacitação aos nossos principais parceiros", concluiu o executivo.
O FUTURO DA ALITALIA
Muito se especula sobre o futuro da Alitalia e as possibilidades de compra das ações que pertencem ao governo da Itália (51%). Ao Portal PANROTAS, porém, Carlos Antunes revelou que o alto escalão da empresa admite que ainda não há uma proposta na mesa que seja atraente a uma possível venda, que só deverá ser selada em um "pacote completo".
"O negócio não sairá se chegarem propostas apenas por slots, por exemplo. A vontade [do governo] é que a Alitalia seja vendida como um todo, para que o mercado aéreo não sinta tanto os efeitos dessa transação", completou.
"O Brasil é um dos mercados-chave nesse momento de recuperação que temos vivido", destacou o country manager da Alitalia em solo brasileiro, Carlos Antunes, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS. Segundo ele, o País saltou de 5º para 3º nos negócios globais da aérea em 2017. Neste ano, porém, com um aumento de 44% na oferta de voos, a expectativa é de que se torne o vice-líder, atrás apenas da Itália.
A taxa de ocupação de 85% é outro destaque positivo que mostra o potencial da conexão aérea entre Brasil e Itália, de acordo com Antunes. Até por isso, a Alitalia já estuda a possibilidade de pousar seus aviões em um novo aeroporto brasileiro, além de Guarulhos e Galeão. "Isso já é tratado pelo alto escalão da empresa, mas posso dizer que não será no Nordeste", revelou.
"AGENTES SÃO FUNDAMENTAIS"
Se o momento da Alitalia no Brasil é comemorado, muito se deve à atuação dos agentes de viagens. Isso porque, segundo Antunes, eles representam "bem mais do que a metade" do share de vendas da empresa por aqui e estiveram ao lado da empresa no momento mais delicado.
"Desde que entramos em administração extraordinária, eles nunca viraram as costas para nós. Pelo contrário, nos apoiaram desde o início", destacou Carlos Antunes.
Em resposta a esse apoio, a Alitalia comanda uma blitz de vendas no Rio de Janeiro com o objetivo de visitar mais de 50 agências de viagens e encher os voos rumo a Roma. Além disso, também levará uma comissão com dez CEOs e donos das principais agências brasileiras à convenção anual de vendas. O objetivo: otimizar o relacionamento com o trade.
"O Brasil contará com uma das maiores delegações no evento. Lá, mostraremos Roma sob a perspectiva da Alitalia, com experiências, networking e capacitação aos nossos principais parceiros", concluiu o executivo.
O FUTURO DA ALITALIA
Muito se especula sobre o futuro da Alitalia e as possibilidades de compra das ações que pertencem ao governo da Itália (51%). Ao Portal PANROTAS, porém, Carlos Antunes revelou que o alto escalão da empresa admite que ainda não há uma proposta na mesa que seja atraente a uma possível venda, que só deverá ser selada em um "pacote completo".
"O negócio não sairá se chegarem propostas apenas por slots, por exemplo. A vontade [do governo] é que a Alitalia seja vendida como um todo, para que o mercado aéreo não sinta tanto os efeitos dessa transação", completou.