Instabilidade do sistema da IATA causa transtornos para emissores
Agências de viagens e consolidadoras se queixam da instabilidade no envio da chamada Fita HOT
O sistema BSP Link, da IATA, está instável nesta semana e isso vem causando transtorno para consolidadoras e agências de viagens. O relatório de bilhetes a pagar, a chamada Fita HOT, não está sendo enviado pela IATA aos emissores, mas o vencimento permanece o mesmo, o que obriga os players a fazerem o pagamento mesmo sem conferir as transações em detalhes, como emissão, cancelamento, remarcação...
Depoimentos de consolidadores apontam que a IATA reconhece o atraso na entrega desta semana. A entidade diz que este é um incidente global e que trabalha para resolver o mais rapidamente possível. No entanto, fontes da PANROTAS dizem que a instabilidade vem se arrastando há alguns dias.
Sem esse relatório, consolidadores não conseguem repassar o relatório conciliado para o cliente agente de viagens, por exemplo, e isso está causando transtornos, visto que entre receber da agência e pagar, os consolidadores têm um dia.
Em um e-mail enviado pela IATA a um consolidador, a promessa era de que a resolução do problema deveria acontecer até hoje (19).
Resposta da IATA:
Nesta quinta-feira (20), a IATA respondeu à solicitação do Portal PANROTAS. Leia na íntegra:
“Problemas nos sistemas de TI têm impactado o serviço BSPlink da IATA desde sábado, 15 de março de 2025. Até as 10h (CET) de quinta-feira, 20 de março de 2025, alguns usuários continuam enfrentando acesso intermitente ao sistema. A IATA está totalmente empenhada em restaurar o serviço aos níveis normais o mais rápido possível.
A IATA pede desculpas pelo transtorno, agradece a todos pela paciência e reafirma o compromisso de manter usuários e demais partes interessadas informados enquanto os esforços de recuperação continuam.”