Catar ganha espaço aéreo pela primeira vez na história
Céus do mapa do espaço aéreo mundial serão redesenhados pela primeira vez em décadas
Em um veredicto histórico para a aviação no Oriente Médio, a agência especial da ONU para aviação “ICAO – a Organização de Aviação Civil Internacional” concordou em estabelecer um novo e primeiro espaço aéreo para o Estado do Catar conhecido como “Doha FIR”, redesenhando os céus do mapa do espaço aéreo mundial pela primeira vez em décadas. As informações são do portal Doha News.
O estabelecimento de uma FIR de Doha encolhe o espaço aéreo existente do Bahrein e se estende para o leste em direção aos Emirados Árabes Unidos e ao norte em direção ao Irã. A FIR de Doha foi aprovada pelos países membros do conselho da ICAO, que incluem os Estados Unidos, África do Sul, Cingapura, Grécia e os vizinhos do Golfo, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Após um processo que levou vários anos, a ICAO concordou na audiência final da questão que a FIR de Doha deve ser estabelecida em duas fases. No diagrama abaixo, a “Área A” da FIR Doha é uma área de 'altitude ilimitada' a ser controlada pelo Qatar. Inicialmente, a “Área B” será controlada a uma altitude de 7.468 metros. Dentro de dois anos, a Área B se juntará à Área A tornando-se uma área de altitude ilimitada.
À medida que o espaço aéreo do Bahrein encolhe, o Catar terá um fluxo de tráfego que às vezes pode ser o mais movimentado do mundo. Aproximadamente 70% dos voos para os Emirados Árabes Unidos passarão pelo novo espaço aéreo do Catar. A área também está ocupada com outros jatos estrangeiros que sobrevoam o Golfo para viajar de e para a Ásia – muitos o fazem porque outras rotas acima da Ucrânia e do Afeganistão estão praticamente fora dos limites devido aos conflitos recentes.
Com um novo FIR próprio, o Catar ganhará a tão necessária independência do espaço aéreo, e o país terá a capacidade de maximizar a eficiência das viagens aéreas ao redor do Catar para melhor atender às metas de sustentabilidade das viagens aéreas do país. O Catar se beneficiará ainda das taxas de sobrevoo pagas por outras companhias aéreas pelo uso de seu espaço aéreo – o que é prática comum na aviação.
O estabelecimento de uma FIR de Doha encolhe o espaço aéreo existente do Bahrein e se estende para o leste em direção aos Emirados Árabes Unidos e ao norte em direção ao Irã. A FIR de Doha foi aprovada pelos países membros do conselho da ICAO, que incluem os Estados Unidos, África do Sul, Cingapura, Grécia e os vizinhos do Golfo, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Após um processo que levou vários anos, a ICAO concordou na audiência final da questão que a FIR de Doha deve ser estabelecida em duas fases. No diagrama abaixo, a “Área A” da FIR Doha é uma área de 'altitude ilimitada' a ser controlada pelo Qatar. Inicialmente, a “Área B” será controlada a uma altitude de 7.468 metros. Dentro de dois anos, a Área B se juntará à Área A tornando-se uma área de altitude ilimitada.
À medida que o espaço aéreo do Bahrein encolhe, o Catar terá um fluxo de tráfego que às vezes pode ser o mais movimentado do mundo. Aproximadamente 70% dos voos para os Emirados Árabes Unidos passarão pelo novo espaço aéreo do Catar. A área também está ocupada com outros jatos estrangeiros que sobrevoam o Golfo para viajar de e para a Ásia – muitos o fazem porque outras rotas acima da Ucrânia e do Afeganistão estão praticamente fora dos limites devido aos conflitos recentes.
Com um novo FIR próprio, o Catar ganhará a tão necessária independência do espaço aéreo, e o país terá a capacidade de maximizar a eficiência das viagens aéreas ao redor do Catar para melhor atender às metas de sustentabilidade das viagens aéreas do país. O Catar se beneficiará ainda das taxas de sobrevoo pagas por outras companhias aéreas pelo uso de seu espaço aéreo – o que é prática comum na aviação.