Viracopos implementa sistema de embarque biométrico 100% automatizado
Tecnologia agilizará embarque reduzirá filas no acesso às áreas restritas e nas demais salas do terminal
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), se tornou o primeiro no Brasil a adotar um sistema de embarque totalmente biométrico e automatizado, abrangendo o acesso às áreas restritas e salas de embarque. A nova tecnologia, que começou a ser testada em dezembro de 2024, visa reduzir filas e aumentar a segurança.
A solução, desenvolvida pela Sita em parceria com a Digicon e o Serpro, conta com 11 equipamentos biométricos (e-Gates) no terminal. A biometria será implementada gradualmente, com os passageiros podendo escolher entre o fluxo manual ou biométrico durante o embarque. O registro biométrico, feito no momento do check-in, será válido por até cinco anos.
A Gol será a primeira companhia aérea a operar com o sistema, e a Azul também estuda a implementação em 2025. O aeroporto planeja expandir o uso da biometria para outros processos, como o despacho de bagagens e identificação em áreas como salas vip e Duty Free.
O objetivo é agilizar os processos de embarque, reduzir filas e aumentar a segurança, posicionando Viracopos como referência em inovação no setor aéreo.