GRU Airport fará investimento bilionário em infraestrutura
Terminal que completa nesta segunda (20) 40 anos vai passar por um processo de ampliação e modernização
Neste 20 de janeiro, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, celebra seus 40 anos de operação com um anúncio importante: a GRU Airport, concessionária que administra o terminal, irá investir R$ 1,4 bilhão em obras de ampliação e modernização. O objetivo é melhorar a infraestrutura e a experiência dos passageiros, especialmente diante da crescente demanda do setor aéreo.
Em 2024, o aeroporto superou seu recorde histórico, com 43,6 milhões de passageiros transportados, batendo a marca de 2019. Para atender a esse aumento no fluxo, o pacote de investimentos inclui:
- Revitalização do Terminal 2
- Ampliação dos Terminais 2 e 3
- Construção de novos píeres, com mais de 70 novas posições de embarque.
Além disso, as áreas operacionais receberão pátios adicionais para aeronaves, somando 141 posições.
O plano de modernização também prevê a instalação de novos equipamentos, como sistemas automatizados de controle migratório e melhorias nas áreas de check-in e raio-x. A ampliação do sistema de bagagens também está entre as melhorias previstas.
Em 2024, o aeroporto viu a retomada de rotas internacionais importantes, como os voos para Casablanca (Marrocos) e Munique (Alemanha). Novos destinos também foram adicionados, incluindo Aruba, San José (Costa Rica), Medellín (Colômbia) e Macapá (Amapá).
Atualmente, o Aeroporto de Guarulhos conecta mais de 100 destinos nacionais e internacionais, com uma média diária de 120 mil passageiros. Além disso, o terminal logístico continua sendo o mais movimentado do Brasil, com 356 mil toneladas de carga movimentadas em 2023.