Governo britânico é a favor de ampliação do aeroporto de Heathrow
Projeto poderia criar até 100 mil novos empregos diretos, baratear as tarifas aéreas e reduzir atrasos
A ministra da Fazenda do Reino Unido, Rachel Reeves, revelou que o governo britânico é a favor de ampliar o aeroporto londrino de Heathrow com a construção de uma terceira pista. Segundo ela, o projeto poderia criar até 100 mil novos empregos diretos, baratear as tarifas aéreas e reduzir os atrasos. As informações são do Ladevi, parceiro da PANROTAS na Argentina.
O governo britânico planeja avançar rapidamente na revisão da Declaração de Política Nacional de Aeroportos (ANPS, na sigla em inglês), que proporciona a base para a tomada de decisões sobre a concessão do alvará de desenvolvimento para uma nova pista em Heathrow, a fim de garantir que qualquer projeto seja executado em conformidade com as obrigações legais, ambientais e climáticas.
Mais voos no Reino Unido
"Sempre deixei claro que uma terceira pista em Heathrow desbloquearia um maior crescimento, impulsionaria o investimento, aumentaria as exportações e faria com que o Reino Unido fosse mais aberto e mais conectado como parte do nosso Plano para Mudanças", afirma Rachel.
"E agora o caso é mais forte do que nunca, porque as nossas reformas na economia (como a aceleração do nosso sistema de planejamento e os planos para modernizar o espaço aéreo do Reino Unido) significam que a entrega deste projeto está preparada para o êxito. Hoje posso confirmar que este governo apoia uma terceira pista em Heathrow e está aberto o convite para que sejam apresentadas propostas antes do verão"
A ministra da Fazenda do Reino Unido, Rachel Reeves
Uma pesquisa publicada hoje pela Frontier Economics revela que 60% do resultado econômico de uma terceira pista no aeroporto teria impacto também em áreas fora de Londres, colocando mais dinheiro nos bolsos dos trabalhadores de todo o Reino Unido por meio de tarifas mais baixas e mais opções para os passageiros.
O aeroporto de Heathrow em números:
- 83,9 milhões de passageiros (2024);
- 229.863 passageiros por dia;
- 85% são passageiros internacionais;
- 15% são passageiros nacionais;
- 60% são passageiros de férias;
- 40% são passageiros de negócios;
- 214 destinos alcançados em 84 países;
- 49% dos voos operados no aeroporto;
- Duas pistas (3.902 m x 50 m e 3.658 m x 50 m);
- 192 posições na plataforma;
- 97 posições remotas.