Karina Cedeño   |   20/01/2025 18:08

Aeroporto de Juazeiro do Norte (CE) registra quase 500 mil passageiros em 2024

Investimentos comerciais atraíram novas marcas de lojas, cafés e restaurantes, além de uma sala vip


Divulgação
No ano passado, o aeródromo registrou mais de 7,5 mil operações de pousos e decolagens
No ano passado, o aeródromo registrou mais de 7,5 mil operações de pousos e decolagens

A Aena reuniu hoje (20) o trade turístico para anunciar as expectativas para o Aeroporto de Juazeiro do Norte, no Ceará, neste ano. A concessionária que administra o terminal do Cariri fez uma apresentação sobre os investimentos realizados nos últimos anos e o seu impacto positivo nos resultados de 2024.

No ano passado, o aeródromo registrou cerca de 500 mil passageiros, mais de 7,5 mil operações de pousos e decolagens, nova sala vip e uma oferta comercial renovada. O crescimento em 2025 está em linha com o alcançado no ano passado, com uma alta em torno de 3% na oferta de assentos.

No dia 8 de julho de 2024, o aeródromo chegou a movimentar 2.315 passageiros, distribuídos em 18 operações de pousos e decolagens. O número é quase o dobro da média diária, que ficou em 1.363 viajantes. Além da movimentação regular, o terminal que atende o Cariri está pronto também para apoiar o desenvolvimento da região durante eventos de grande público. Na Expocrato 2024, por exemplo, o total de pousos e decolagens foi 46% superior aos índices registrados em 2023. Contando com cinco posições de aeronaves no pátio da aviação comercial, além de um segundo pátio, totalmente reconstruído e requalificado para atender à aviação geral, Juazeiro do Norte tem capacidade para receber um grande número de operações.

Dentro das transformações implementadas pela Aena no aeroporto, estão os investimentos realizados para a configuração de um novo mix comercial. O local ganhou uma sala vip, operada pela Advantage, e um maior número de lojas, cafés, restaurantes, oferecendo uma gama mais variada de serviços. Essa mudança foi possível graças à expansão do terminal de passageiros, que foi totalmente renovado durante as melhorias estruturais. Além de quase triplicar de tamanho – de 2,5 mil metros quadrados para 6,5 mil metros quadrados –, a edificação teve as áreas antigas demolidas e reconstruídas.

O Aeroporto de Juazeiro do Norte também se destacou, nacional e internacionalmente, devido aos aportes realizados pela Aena na área de sustentabilidade. O projeto de eficiência hídrica do aeródromo foi reconhecido com o “Green Airport Recognition”, durante o evento anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), e com o Prêmio Innova, oferecido pela Espanha e ao qual concorrem todos os 79 aeroportos da rede Aena no mundo. Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o classificou entre os três mais sustentáveis do Brasil em sua categoria. A iniciativa premiada desenvolve soluções de aproveitamento de água para enfrentar os desafios do clima semiárido.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados