Pedro Menezes   |   18/10/2024 14:19
Atualizada em 18/10/2024 15:11

Salgado Filho: retomada total da oferta só deve ocorrer em abril de 2025

De outubro de 2024 a março de 2025, aeroporto receberá mais de 10 mil voos, segundo estudo da ForwardKeys

Divulgação/Fraport
Aeroporto passou meses com obras intensas para poder reabrir na próxima segunda-feira
Aeroporto passou meses com obras intensas para poder reabrir na próxima segunda-feira

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a receber voos comerciais na próxima segunda-feira (21). Neste princípio, como já confirmado pelo Portal PANROTAS, Azul, Gol e Latam vão operar 81 voos diários, número que ainda está longe daquilo que seria programado para o aeroporto num mês normal de outubro.

Só que a reabertura oficial do sítio aeroportuário aconteceu nesta sexta-feira (18) mesmo, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O evento contou também com a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além de autoridades.

O terminal será reaberto com 70% de sua plenitude, com capacidade para receber 128 voos diários, após mais de 150 dias devidamente fechado por conta da tempestade sem precedentes que assolou o Rio Grande do Sul. Até então, o Salgado Filho respondia por cerca de 90% do fluxo de passageiros com destino ao Estado.

Mas quantos voos o aeroporto receberá nos próximos meses? Quanto tempo vai demorar para o Salgado Filho ter de volta a normalidade de suas operações? Um estudo da ForwardKeys revelou que a evolução da capacidade de assentos ao longo de 2024 e 2025 reflete de maneira clara o impacto de tanto tempo de fechamento.

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Dados mostram curva de retomada de assentos para o aeroporto de Porto Alegre até março de 2025
Dados mostram curva de retomada de assentos para o aeroporto de Porto Alegre até março de 2025

Em janeiro, a capacidade de assentos foi de 381.668. Em fevereiro, chegou a 361.063 assentos. Em março, houve um aumento para 392.013 assentos, seguido por um leve incremento em abril, totalizando 395.719 assentos. No entanto, em maio, quando o aeroporto foi fechado, a capacidade caiu drasticamente para 109.344 assentos.

E apesar da reabertura parcial do aeroporto, a recuperação plena da oferta de assentos nos voos com destino a Porto Alegre só deve acorrer em abril ou maio de 2025.

Para outubro de 2024, entre os dias 21 e 31, estão previstos 82.002 assentos. Em novembro, estão previstos 267.422 assentos, queda de 34,2% em relação a 2023. Para dezembro, estão previstos 288.536 assentos, o que corresponde a uma diminuição de 28,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Em janeiro de 2025, a oferta de assentos começa a passar de 300 mil assentos mensais (333.702), pulando para 334.298 assentos previstos em fevereiro e 370.606 assentos previstos para março. Esta recuperação de assentos também foi calculada em porcentagem: de -12,7%, em janeiro, para -5,6% em março.

E apesar da reabertura parcial, de acordo com dados futuros de demanda da ForwardKeys, baseados na compra de passagens para os próximos meses, em novembro de 2024 projeta-se uma demanda ainda 44,8% inferior ao mesmo mês do ano passado e, em dezembro de 2024, de 30,3% inferior ao mesmo mês do ano passado.

Mais de 10 mil voos até março de 2025

O Aeroporto Salgado Filho espera 10,2 mil voos comerciais de outubro de 2024 a março de 2025, como vemos na tabela divulgada logo abaixo. São Paulo, com Congonhas, Guarulhos e Viracopos, lidera, com grande folga, o número de voos para o Rio Grande do Sul, seguido por Rio de Janeiro e Brasília.

A retomada dos voos internacionais

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Panorama da retomada internacional ao Salgado Filho
Panorama da retomada internacional ao Salgado Filho

A relativa rápida recuperação da capacidade de assentos para os voos domésticos com destino a Porto Alegre, que terá uma queda acumulada de 21,2% de outubro de 2024 a março de 2025, contrasta com a recuperação mais lenta dos voos internacionais que têm conexão direta com o aeroporto Salgado Filho.

De outubro de 2024 a março de 2025, a Argentina terá 55,5% menos capacidade de assentos para o aeroporto. Chile (-44%), Panamá (-50,7%) e Peru (-48,1%) completam este ranking indigesto. Segundo o estudo, estes destinos só terão aumento da capacidade de assentos, em comparação com o ano anterior, em março de 2025.

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