Greve na Argentina cancela voos de Aerolíneas, Gol e Latam
Greve geral dos transportes foi convocada em resposta às medidas econômicas do governo de Javier Milei
Uma greve nacional de transportes promete paralisar fortemente os voos comerciais e de carga na Argentina, impactando milhares de passageiros e empresas que dependem do setor aéreo nesta quarta-feira (30), como vimos ontem aqui no Portal PANROTAS.
Aerolíneas, Gol e Latam já se pronunciaram sobre a paralisação e cancelaram voos por conta da greve convocada em resposta à medidas econômicas do governo de Javier Milei, incluindo o aumento das tarifas após a retirada de subsídios, o projeto de privatização da Aerolíneas Argentinas e o agravamento da pobreza naquele país.
Aerolíneas Argentinas
De acordo com a Aerolíneas Argentinas, a greve envolverá mudanças de horários, remarcações e cancelamentos de voos. A companhia solicita a seus passageiros que prestem atenção ao e-mail informado na reserva para possíveis notificações sobre alterações no itinerário do voo.
Em caso de passagem adquirida através de uma agência de viagens, qualquer modificação será informada pela própria agência. Além disso, a empresa possibilitou a alteração de passagens sem multa ou cobrança de diferença tarifária – sempre na mesma classe – no prazo de até 15 dias após a medida sindical.
Para realizar qualquer modificação, recomenda-se utilizar aplicativo ou site aerolineas.com.
"A empresa tomou todas as medidas ao seu alcance para mitigar o efeito desta medida através do reagendamento – adiantando e adiando as partidas fora do horário da medida – e da criação de voos especiais para redistribuir os passageiros afetados. Por sua vez, a empresa trabalha com sua rede de alianças para oferecer alternativas aos que estão em trânsito. A Aerolíneas Argentinas reafirma seu compromisso em oferecer um serviço seguro, confiável e de qualidade aos seus passageiros, mesmo em circunstâncias adversas como estas. Lamentamos qualquer inconveniente que esta medida possa causar aos planos de viagem dos nossos passageiros"
Aerolíneas Argentinas, em comunicado oficial
Gol
A Gol, por sua vez, informa que cancelou seus voos de/para os aeroportos da Argentina nesta quarta-feira. A ação afetará toda a operação aeroportuária nas cidades em que a companhia opera (Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário), impossibilitando a realização dos voos.
Todos clientes terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, ou poderão solicitar reembolso integral, de acordo com a vontade de cada passageiro.
Clientes com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais.
Para atender os clientes afetados, a Gol criou operações extras para os dias 31 de outubro e 01 de novembro. Em casos de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121. Para compras com milhas, o Cliente deve procurar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata), ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
Latam
O Grupo Latam informou que diante da notificação de adesão total à greve por parte do sindicato que representa os trabalhadores da Intercargo, embora o serviço tenha sido declarado essencial, foi forçado a cancelar e reagendar sua operação neste dia 30 de outubro.
Nesse sentido, a Latam está disponibilizando alternativas para os passageiros afetados no canal Minhas Viagens: mudanças de data/voo sem custo (pode ser ida e volta) para uma nova data na mesma categoria de assento dentro de um ano a partir da data da compra, e devoluções sem custo para todos os bilhetes não utilizados e para compras de serviços adicionais.
"A Latam reitera seu compromisso com os mais altos padrões em termos de segurança e qualidade de serviço, e lamenta os transtornos que esta situação fora de seu controle pode causar aos seus passageiros e clientes de carga"
Essas remarcações estão sendo solicitadas às autoridades competentes. A Latam sugere verificar periodicamente o status do voo até que o horário de remarcação esteja confirmado.
Flybondi
Em suas redes sociais e em seu site oficial, a Flybondi informa que, devido à greve dos transportes anunciada para hoje, a companhia foi obrigada transferir sua operação para o Aeroporto Internacional de Ezeiza. "Se você tiver um voo, recomendamos que verifique seu status nesta página".
JetSmart
A JetSmart informou que, devido às medidas sindicais anunciadas para hoje, foi forçada a transferir seus voos internacionais para o Aeroporto Internacional de Ezeiza, a fim de cumprir os itinerários programados. "Lembramos que você pode verificar o status dos voos em nosso site ou por meio de nosso centro de contato".