Aeroporto Santos Dumont não será fechado durante reunião do G20
FAB afirmou que operações aéreas no terminal continuarão ocorrendo regularmente, sem quaisquer prejuízos
A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu não acatar o pedido do Itamaraty e manterá o Aeroporto Santos Dumont aberto nos dias 18 e 19 de novembro. Como vimos aqui no Portal PANROTAS, o Palácio do Planalto recebeu um pedido do Ministério das Relações Exteriores para que o terminal fosse fechado por conta da Cúpula do G20.
O Itamaraty tinha argumentado que o aeroporto está dentro da área vermelha, a mais restrita entre os anéis de segurança preparados para o evento que receberá o presidente Lula, os chefes de Estado e outras autoridades para reuniões no Museu de Arte Moderna, a poucos metros do Santos Dumont.
No entanto, segundo a FAB, isso não é nenhum problema. Com isso, as operações aéreas no Aeroporto Santos Dumont continuarão ocorrendo regularmente, sem quaisquer prejuízos para os pousos e decolagens previstos para todo o período.
"Conforme ocorreu em evento semelhante mais recente, tal qual a última Reunião do BRICS realizada no Brasil, haverá áreas restritas delimitadas, as quais serão coordenadas pelos órgãos de controle do espaço aéreo, sem que haja interrupção das operações"
FAB, em comunicado oficial
"Por derradeiro, a FAB reforça seu compromisso de manter, nos mais elevados padrões de segurança, o controle do espaço aéreo brasileiro, coordenando as operações aéreas sob sua responsabilidade", complementou.
São esperadas mais de 50 autoridades estrangeiras, entre governantes e diretores de organizações internacionais. E para garantir a segurança dos executivos, o Itamaraty afirmou que os voos comerciais que pousariam no Santos Dumont poderiam ser direcionados para o Galeão, a cerca de 20 quilômetros de distância.