Aena Brasil recebe Certificado Operacional do aeroporto de Congonhas
O COA atesta os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, obteve a Certificado Operacional sob administração da Aena Brasil. O documento atesta que a concessionária cumpre os regulamentos técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) relativos à segurança operacional e à resposta à emergência aeroportuária.
"Após 1 ano de muito trabalho nesse projeto, compartilho com muita felicidade e empolgação que o Aeroporto de Congonhas recebeu a Certificação Operacional. Essa certificação foi fruto de muito trabalho em equipe entre as mais diversas áreas operacionais, sinergia e confiança no processo"
Ingrid Bueno, especialista em Operações Aeroportuárias da Aena Brasil
Com a certificação, o terminal de Congonhas passa a fazer parte de um grupo seleto de aeroportos que eleva a segurança da aviação comercial no Brasil. Ele só é emitido pela Anac após avaliação técnica de vários itens de infraestrutura de um aeródromo, em especial da área operacional.
O COA atesta os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber, além de validar a capacidade, por parte do operador, de cumprir as normas técnicas da Agência relativas à segurança operacional e resposta à emergência aeroportuária, comprovada por meio do Manual de Operações do Aeródromo (MOPS).
Segundo a Anac, o certificado também gera benefícios diretos e indiretos, ampliando ainda mais a credibilidade junto às empresas aéreas, possibilitando a ampliação de conectividade, fomentando o turismo e colaborando com o desenvolvimento da economia da região e do País.