Aeroporto de Porto Alegre avança nas obras e se prepara para reabertura
Executivos da Fraport Brasil garantem que evolução das obras está de acordo com o que foi previsto
As obras de reabilitação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, estão progredindo conforme o cronograma estabelecido pela Fraport Brasil, responsável pela administração do terminal. De acordo com o diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil, Cássio Gonçalves, a segunda fase do planejamento, iniciada em 13 de julho, está sendo executada conforme o previsto. "Estamos avançando conforme o esperado", afirmou.
O terminal está previsto para reabrir em 21 de outubro, com vendas da Azul, Gol e Latam já disponíveis.
Nesta fase, já foram concluídas importantes etapas, como a fresagem e repavimentação da taxilane do Pátio 1 e da taxiway M4, além da fresagem de 1,2 mil metros da pista de pouso e decolagem e da taxiway F. Atualmente, as equipes estão concentradas na fresagem da taxiway D. Após essa fase, será aplicada a pintura de ligação, que assegura a aderência entre a base e as novas camadas de asfalto que restabelecerão a altura original da pista.
Para agilizar o processo de recuperação, uma usina de asfalto está sendo construída dentro do próprio aeródromo, o que permitirá maior eficiência na produção do material necessário. Devido às características geotécnicas do terreno, diferentes tipos de asfalto serão utilizados nas diversas áreas em reforma, como a pista de pouso e decolagem, taxilanes e taxiways.
"Cada tipo de asfalto passa por rigorosos testes de resistência para garantir que a composição seja adequada para cada local de aplicação", explicou Gonçalves. Além da nova usina, a Fraport Brasil conta com duas outras usinas de asfalto, quatro pedreiras fornecendo insumos e um fornecedor exclusivo de ligante betuminoso, todos trabalhando em ritmo acelerado para garantir a entrega da obra no prazo.