Beatrice Teizen   |   09/07/2024 15:58

Brasil tem dois aeroportos entre os 10 melhores do mundo em 2024

AirHelp Score analisa pontualidade de voos, opinião dos passageiros e qualidade de alimentação e lojas

Edgard Cesar
Aeroporto de Brasília aparece na quinta posição no ranking AirHelp Score de 2024
Aeroporto de Brasília aparece na quinta posição no ranking AirHelp Score de 2024

A AirHelp divulgou nesta terça-feira (9) o AirHelp Score, seu ranking de melhores aeroportos do mundo de 2024, que incluem dois brasileiros nos top 10: o Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek e o Aeroporto Internacional de Belém.

Na quinta posição, o terminal da capital federal obteve a nota 8,6 no quesito pontualidade de voos, 8 para opinião do cliente e 7,9 na qualidade de alimentação e lojas, chegando a uma média final de 8,32.

Já o aeroporto no Pará teve 8,3 na categoria pontualidade de voos, 8,1 em opinião do cliente e 8,3 na qualidade dos serviços de alimentação e lojas oferecidos no terminal, atingindo 8,26 como nota final.

O melhor colocado no ranking AirHelpScore é o Aeroporto de Hamad, em Doha, seguido pelo Aeroporto da Cidade do Cabo e pelo Aeroporto Chubu Centrair, em Nagoya, na terceira posição.

Confira o levantamento completo a seguir.

  1. Aeroporto de Hamad, Doha (Catar)
  2. Aeroporto da Cidade do Cabo (África do Sul)
  3. Aeroporto Chubu Centrair, em Nagoya (Japão)
  4. Aeroporto de Osaka, em Itami (Japão)
  5. Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek (Brasil)
  6. Aeroporto O.R. Tambo, em Johanesburgo (África do Sul)
  7. Aeroporto de Mascate (Omã)
  8. Aeroporto de Salt Lake City (EUA)
  9. Aeroporto de Belém/Val-de-Cans (Brasil)
  10. Aeroporto de Narita, em Tóquio (Japão)

Na edição deste ano foram listados 239 aeroportos, que foram avaliados por 17,5 mil usuários de 64 países. A pesquisa foi realizada a partir de dados coletados de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024.

O AirHelp Score usa estatísticas de pontualidade de cada aeroporto para calcular a probabilidade de o seu voo ser pontual. Além disso, pede aos passageiros, de mais de 64 países, que informem sobre os funcionários, os tempos de espera e a limpeza nos aeroportos visitados mais recentemente.

Por meio destas pesquisas, a companhia solicita aos viajantes aéreos que também avaliem as lojas e restaurantes dos terminais.

Tópicos relacionados