Aeroporto de Doha, no Catar, completa dez anos de operação; veja números
Hub oficial da Qatar Airways, aeroporto já recebeu 325,1 milhões de passageiros
O Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar, celebra seu décimo aniversário neste ano. O aeroporto, que é hub oficial da Qatar Airways, triunfou como o 'Melhor Aeroporto do Mundo' três vezes no prêmio World Airport Awards da Skytrax.
De maio de 2014 a maio de 2024, o Aeroporto Internacional de Hamad recebeu um total de 325,1 milhões de passageiros em suas instalações; registrou 2,1 milhões de movimentos de aeronaves; transportou 20,5 milhões de toneladas de carga; e processou 258 milhões de bagagens. Atualmente, o hub da Qatar Airways atende mais de 45 parceiros aéreos — incluindo 14 companhias aéreas tradicionais.
Atividades no Aeroporto Internacional de Hamad (2014-2024)
Atividades no Aeroporto Internacional de Hamad (2014-2024)
Descrição | Número |
---|---|
Total de passageiros | 325,1 milhões |
Movimentos de aeronaves | 2,1 milhões |
Total de carga transportada | 20,5 milhões de toneladas |
Bagagens processadas | 258 milhões |
Parceiros aéreos | Mais de 45 parceiros aéreos, incluindo 14 companhias aéreas tradicionais |
A capacidade do aeroporto cresceu para 58 milhões de passageiros por ano após a Fase A da expansão em 2022 e atualmente atende mais de 200 destinos, incluindo de carga e voos fretados, além de destinos de passageiros.
Investindo em pessoas
O Aeroporto Internacional de Hamad priorizou iniciativas de treinamento e desenvolvimento para nutrir sua mão de obra qualificada, utilizando big data e análises para apoiar o desenvolvimento de talentos. Além disso, os padrões de serviço e segurança no local de trabalho resultou na obtenção do Certificado do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional ISO 45001 da BSI.
Crescimento exponencial
O Aeroporto Internacional de Hamad passou por uma transformação notável com a expansão de sua infraestrutura em novembro de 2022, quando o terminal do aeroporto aumentou em 125 mil m². Os projetos visavam atender à crescente demanda comercial e operacional. Nove projetos foram lançados, incluindo um jardim tropical indoor Orchard, parte do Concourse Central com um novo salão de transferência; Instalação de Bagagem de Transferência Remota (RTBF); e novos lounges - incluindo o Al Mourjan Garden Lounge, lar do único Lounge Louis Vuitton em um aeroporto.
Acessibilidade
Para fornecer experiências inclusivas para todos os viajantes, o Aeroporto Internacional de Hamad também elevou seus serviços e instalações para atender viajantes com mobilidade reduzida e necessidades especiais. O aeroporto oferece serviços de transporte para ajudar os passageiros a se deslocarem de um lugar para outro, uma sala sensorial especial (Muzn Lounge) e uma Área de Alívio Animal reformada para passageiros que viajam com animais de serviço ou animais de apoio emocional.
Gestão ambiental
O Aeroporto Internacional de Hamad está totalmente comprometido com a sustentabilidade ambiental, implementando iniciativas para minimizar sua pegada ecológica. Entre 2022 e 2023, aproximadamente 40% dos resíduos gerados pelas operações do aeroporto foram reutilizados ou reciclados. A planta de tratamento de águas residuais dedicada do aeroporto trata 100% do esgoto e está trabalhando para manter o uso de efluentes de esgoto tratados para irrigação paisagística - resultando em zero uso de água potável para irrigação e zero descarga de águas residuais no mar.
O aeroporto de Doha também implementou diversas iniciativas e controles ambientais para reduzir o consumo de energia, como otimização de sistemas de refrigeração, medição inteligente e iluminação LED. Esses esforços levaram o aeroporto a alcançar a certificação ACI ACA Nível 3 de Acreditação de Carbono de Aeroportos e a certificação de Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001.