Lisboa, em Portugal, terá novo aeroporto internacional até 2034
Novo Aeroporto de Lisboa ficará localizado no município de Alcochete, do outro lado do rio Tejo
Portugal vai construir um novo aeroporto internacional no município de Alcochete, do outro lado do rio Tejo, a partir de Lisboa, anunciou o primeiro-ministro Luis Montenegro nesta terça-feira (14), após incerteza sobre a localização do novo terminal. O Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) foi batizado com o nome do poeta Luís de Camões.
O novo aeroporto será construído no local de um aeródromo militar em Alcochete, cerca de 40 quilômetros a leste de Lisboa, e deverá estar pronto até 2034. O novo aeroporto substituirá o terminal Humberto Delgado de Lisboa, perto do centro da cidade, mas o aeroporto atual será ampliado enquanto o novo estará sendo construído.
“O governo vê a existência de um único aeroporto como uma solução mais adequada aos interesses estratégicos do país”.
Luis Montenegro, primeiro-ministro de Portugal
A opção por um único aeroporto permite mitigar o impacto ambiental e social na região de Lisboa, uma vez que a solução de dois aeroportos duplica os efeitos ambientais negativos e a solução única se localiza em zonas com baixa densidade populacional. Lisboa é a 2ª capital europeia com mais habitantes expostos a ruído aeronáutico.
O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, disse que o projeto custaria até 9 bilhões de euros, acrescentando que seria construído com fundos da UE, parcerias público-privadas e tarifas aeroportuárias e não por meio do orçamento do Estado.
As recomendações, alinhadas com Contrato de Concessão do Aeroporto Humberto Delgado (LIS) são para um modelo com duas pistas de decolagem e pouso (com capacidade para 90 a 95 movimentos por hora), e possibilidade de expansão até quatro pistas, para uma estimativa de tráfego de passageiros que possa ultrapassar os 100 milhões em 2050. Assim, acomodando os planos de expansão da Tap, cujas projeções preliminares são de 190 a 250 aeronaves em 2050.
Para tornar mais rápido o acesso dos passageiros ao centro de Lisboa a partir do aeroporto de Alcochete, o governo disse que irá construir uma terceira ponte sobre o rio Tejo. Pinto Luz disse que ainda não está decidido se a ponte será apenas para trens ou também para veículos.