Pedro Menezes   |   28/04/2025 09:24
Atualizada em 28/04/2025 11:40

Apagão na Europa causa transtornos em aeroportos de Espanha e Portugal

Azul, Latam e TAP já enviaram comunicados ao Portal PANROTAS sobre a situação atual das operações


Reprodução/X
Metrô em Madri após o apagão só com as luzes de emergência ligadas e totalmente vazio
Metrô em Madri após o apagão só com as luzes de emergência ligadas e totalmente vazio

Um grande apagão de energia elétrica atingiu Portugal, Espanha e partes da França nesta segunda-feira (28), deixando milhões de pessoas sem eletricidade. A falha começou por volta das 07h30 (horário local) e afetou diversas áreas, incluindo as capitais Lisboa e Madri, bem como regiões da França, como Costa Basca e Borgonha.

Segundo as primeiras informações da E-REDES, operadora da rede elétrica portuguesa, o apagão foi causado por uma falha na rede elétrica europeia, afetando linhas de muito alta tensão de 400 mil volts. Em resposta, a REN (Rede Elétrica Nacional) implementou cortes de energia em áreas específicas para garantir a estabilidade da rede.

O apagão, claramente, impactou serviços essenciais: semáforos pararam de funcionar, o metrô foi interrompido em Lisboa e Porto, e hospitais recorreram a geradores para manter operações críticas. Além disso, houve falhas nas telecomunicações móveis, dificultando a comunicação em várias regiões.

As autoridades estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia de forma gradual. Em Portugal, a E-REDES informou que a reposição do serviço está sendo feita progressivamente. Na Espanha, a Red Eléctrica está colaborando com empresas de energia para restaurar a eletricidade nas áreas afetadas.

Aeroporto já foram afetados

Divulgação/Ana
O que se sabe é que o apagão já causou sérios transtornos nos principais aeroportos da região, especialmente em Portugal e Espanha
O que se sabe é que o apagão já causou sérios transtornos nos principais aeroportos da região, especialmente em Portugal e Espanha

Até o momento, não há informações sobre o envolvimento de ciberataques ou outras causas externas, embora as investigações ainda estejam em andamento. O que se sabe é que o apagão já causou sérios transtornos nos principais aeroportos da região, especialmente em Portugal e Espanha.

No caso do aeroporto de Lisboa, falhas operacionais significativas foram registradas devido à interrupção de energia elétrica. Embora detalhes específicos não tenham sido divulgados, serviços como check-in, controle de bagagens e sistemas de informação foram afetados e muitas tarefas estão sendo feitas manualmente. No caso de Lisboa, os voos estavam sendo cancelados, enquanto no Porto a situação era mais controlada.

Na Espanha, o tráfego aéreo está reduzido. O aeroporto de Madrid/Barajas enfrenta paralisações nos balcões de check-in e nas esteiras de bagagens. A Aena, gestora dos aeroportos espanhóis, ativou geradores de emergência e recomendou que os passageiros consultassem suas companhias aéreas sobre possíveis alterações nos voos.

Já em Barcelona/El Prat, a companhia aérea Vueling manteve operações com relativa normalidade, monitorando constantemente a situação, mas sem grandes transtornos.

Recomendações para passageiros

As companhias e autoridades pedem que os passageiros entrem em contato com suas companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre partidas e chegadas, bem como consultar os canais oficiais dos aeroportos para atualizações em tempo real sobre operações e serviços disponíveis.

Devido à instabilidade na rede elétrica, é possível que mais atrasos ou cancelamentos de voos ocorram ao longo do dia no famoso efeito cascata. As autoridades estão trabalhando para restabelecer a normalidade o mais rápido possível, e passageiros devem permanecer atentos às atualizações e seguir as orientações.

Companhias enviam comunicados

  • AZUL - A companhia informou que, devido ao apagão que afeta alguns países da Europa, o voo Lisboa-Viracopos teve a sua decolagem atrasada. Os demais voos da companhia seguem operando normalmente.
  • LATAM - A companhia informou que está acompanhando o apagão na Europa e avaliando eventuais mudanças em seus voos de/para a região. Qualquer alteração será comunicada oportunamente.
  • TAP - A companhia informou que, devido ao corte de energia elétrica em vários países europeus, o funcionamento dos aeroportos encontra-se temporariamente muito condicionado. A TAP solicita que não se dirija para o aeroporto até novas informações.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados