ESG: Anac premia Confins (MG), Floripa, Macaé (RJ) e Latam
Agência também destacou a Latam Airlines no programa SustentAr
O Aeroporto de Confins (BH Airport) foi o vencedor do programa Aeroportos Sustentáveis, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na categoria de terminais que têm tráfego acima de cinco milhões de passageiros. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21), durante a quarta edição do projeto Aviação Sustentável. O evento foi realizado na sede da Agência, em Brasília.
Outros dois aeroportos também se destacaram em primeiro lugar, Floripa Airport (SC), na categoria até cinco milhões de passageiros, e Macaé (RJ), na categoria até 200 mil. Na categoria até um milhão de passageiros, houve empate entre os aeroportos de Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).
Concorreram 53 aeroportos e 13 operadores aeroportuários no programa Aeroportos Sustentáveis. Já no programa SustentAr, voltado aos operadores aeroportuários, o destaque foi a Latam Airlines em primeiro lugar, na categoria empresa aérea, e a Líder Aviação, na categoria táxi-aéreo.
Os programas Aeroportos Sustentáveis e SustentAR são instrumentos de incentivo não regulatório da Anac para disseminar ações sustentáveis e promover a redução dos impactos da aviação civil sobre o meio ambiente, decorrentes das operações de aeroportos e empresas áreas, respectivamente. A adesão dos participantes é voluntária e a avaliação considera critérios estabelecidos em edital específico.
Novos acordos fortalecem atuação sustentável
O diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira, destacou as iniciativas já realizadas pela Agência na área, como a criação da Política Ambiental e da Rede Ambiental da Aviação, o alinhamento com os esforços do Acordo de Paris, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e do programa da OACI para a redução e compensação de emissões de CO2 dos voos internacionais (Corsia), e o compromisso com o estímulo ao uso de combustíveis sustentáveis para a aviação, conhecidos pela sigla SAF.
Durante o evento, a Anac anunciou a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, que abrange ações voltadas à sustentabilidade ambiental, aos direitos humanos e à governança. A Agência já desenvolve diversas ações ligadas aos princípios preconizados pelo instrumento, como o Comitê de Equidade e a Política de Integridade, mas agora assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Agenda global de Sustentabilidade da Latam
Para avaliar as companhias aéreas, a Anac estabeleceu 28 critérios de análise. Fazem parte dos temas ambientais abordados pelo programa gestão organizacional e educação ambiental, transição energética, eficiência operacional, emissões atmosféricas e recursos naturais. As iniciativas de Sustentabilidade da Latam foram as que receberam maior pontuação entre as aéreas brasileiras.
Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatório e Sustentabilidade da Latam Brasil, reconhece a premiação como resultado direto dos esforços estratégicos da companhia, principalmente nos últimos dois anos, para minimizar os impactos ambientais e se posicionar como um ativo importante para toda a sociedade brasileira.
“Em 2021, renovamos nossa estratégia de Sustentabilidade com metas de curto, médio e longo prazo, e traçamos um caminho para alcançá-las. Transformamos a Latam em uma das aéreas mais envolvidas não só na agenda de combate às mudanças climáticas, mas também no estabelecimento de um modelo de economia circular e na promoção do desenvolvimento social das comunidades onde atua ao compartilhar seu maior valor, o avião, para encurtar distâncias e fazer a diferença para quem mais precisar”, afirma Maria Elisa.