Da Redação   |   08/02/2023 18:35
Atualizada em 08/02/2023 18:36

Relicitação do Aeroporto de Natal será exemplo para GIG e VCP

Processos de relicitação destes outros dois aeroportos seguem tramitando normalmente

DA AGÊNCIA BRASIL

A aprovação, por parte da Anac, da relicitação do Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves (ASGA), em São Gonçalo do Amarante (RN), cujo leilão será realizado em 19 de maio, representa a primeira de um terminal concedido e deverá servir de parâmetro para as relicitações dos aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), e Rio Galeão, no Rio de Janeiro.

Divulgação
Leilão do Aeroporto Internacional de Natal será realizado em 19 de maio
Leilão do Aeroporto Internacional de Natal será realizado em 19 de maio
Os processos de relicitação destes outros dois aeroportos seguem tramitando normalmente, de acordo com informação fornecida à Agência Brasil pela Anac.

Em relação a Viracopos, os documentos relacionados à relicitação continuam sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). “Tão logo ocorra a aprovação pelo tribunal, será dada continuidade ao processo, com publicação do edital e agendamento do leilão”, disse a Anac. A agência vai encaminhar ao TCU o cálculo dos investimentos realizados no aeroporto e ainda não amortizados para indenização à concessionária atual.

Sobre o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão, a Anac informou que está aguardando a elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) do aeroporto, com vistas a dar prosseguimento à elaboração das minutas de edital e contrato de concessão para submissão à consulta pública e envio do processo ao TCU.

“Todos os envolvidos no processo de relicitação do Galeão estão conversando para discutir as melhores soluções possíveis para o Rio de Janeiro. O foco sempre vai ser como melhor atender à população e aos passageiros do Rio, que precisam tanto do Aeroporto do Galeão quanto do Aeroporto Santos Dumont”, disse a Anac.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim foi concedido à iniciativa privada na 3ª Rodada, em leilão realizado na BMF&Bovespa em 22 de novembro de 2013. A vencedora da licitação foi a Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro S.A. O início da concessão ocorreu em 7 de maio de 2014, com prazo previsto de 25 anos.

O futuro do Aeroporto Internacional Tom Jobim, bem como do Aeroporto Santos Dumont, este localizado na região central da capital fluminense e administrado pela Infraero, foi debatido no dia 21 de janeiro, durante encontro entre o prefeito carioca, Eduardo Paes, e os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do Turismo, Daniela Carneiro. Ao final do encontro, foi informado que tanto o governo federal quanto a concessionária Rio Galeão iam procurar uma forma para chegar a um acordo que fosse favorável a todos. O processo de devolução do Rio Galeão foi iniciado no dia 10 de fevereiro de 2022.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados