Câmara debate amanhã concessão do Aeroporto Santos Dumont
Audiência pública sobre o Santos Dumont foi requerida pelo deputado federal Otavio Leite
Amanhã (15), às 10h, uma audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados vai debater o projeto de concessão do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A previsão do governo é que o leilão do aeroporto aconteça em 2022. A audiência foi requerida pelo deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), que já foi secretário de Turismo do Estado do Rio.
“É preciso conferir qual a estratégia do governo para a concessão do Aeroporto Santos Dumont e sua integração ao potencial turístico do Rio de Janeiro. Naturalmente, uma gestão não-estatal possibilitará maior dinamismo operacional, trazendo melhores resultados para a sociedade”, afirma o deputado.
A audiência será no modelo híbrido (presencial/virtual). Devem participar: o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glazmann, o diretor-presidente da Anac, Julio Alcântara Noman, o superintendente do Santos Dumont, Sérgio Kennedy Soares Freitas, e também os secretários de Turismo e Transportes do Rio e representantes da iniciativa privada.
A concessão do Santos Dumont foi oficializada pelo Ministério da Infraestrutura, por meio do edital de chamamento público de estudos 5/20.
Vale lembrar que, na semana passada, o leilão de 22 aeroportos do país arrecadou R$ 3,3 bilhões em outorgas para o governo federal. A concorrência foi feita pela Anac, nos blocos Norte, Sul e Central. A expectativa do Ministério da Infraestrutura é que os terminais recebam cerca de R$ 6,1 bilhões em investimentos.