Aeroporto de Brasília instala câmera termográfica no desembarque
Os passageiros que desembarcarem em voos domésticos terão a temperatura medida de forma automatizada
Os passageiros que desembarcarem no Aeroporto de Brasília em voos domésticos agora terão a temperatura medida por uma solução termográfica automatizada, que foi instalada pela Johnson Controls logo na saída do desembarque doméstico do terminal. A aferição da temperatura no desembarque já era feita desde maio do ano passado, mas, até então, de forma manual pelos bombeiros do aeródromo.
O dispositivo, que também detecta a utilização de máscaras, tem a capacidade de processar as informações de 30 passageiros ao mesmo tempo. Os dados são exibidos para o usuário em uma tela presente no local e enviados automaticamente ao Centro de Controle Operacional da concessionária. Além disso, se um indivíduo for identificado com temperatura acima do normal (37°C), a sala de controle é acionada imediatamente por meio de alarme e a pessoa será submetida a uma nova checagem com um termômetro clínico. Caso seja comprovada a temperatura elevada, será recomendado ao passageiro que se dirija ao posto médico do terminal.
A checagem da temperatura é uma barreira sanitária que a Inframerica estabeleceu em parceria com o Governo do Distrito Federal para evitar o aumento do contágio de covid-19 na capital do País. Com a instalação do novo equipamento, a concessionária agiliza o procedimento de desembarque e possibilita mais conforto para os passageiros. Outros protocolos de segurança e higiene do Aeroporto de Brasília incluem o distanciamento em filas, mesas e cadeiras; disponibilização de álcool em gel; higienização do terminal com produtos sanitários utilizados para desinfecção de UTIs, e informativos.