RIOgaleão é certificado em saúde pelo Airports Council International (ACI)
Certificação é mais um passo do aeroporto para proporcionar uma experiência segura aos clientes
O RIOgaleão foi certificado e se tornou membro do programa Airport Health Accreditation (Programa de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). A carta assinada por Luis Felipe de Oliveira, diretor geral do conselho, e endereçada à concessionária que administra o aeroporto afirma que, depois de analisar as evidências apresentadas por meio de um processo de avaliação, o Aeroporto Internacional Tom Jobim provou que está fornecendo uma experiência segura para todos os viajantes, cumprindo com as melhores práticas do setor e estando de acordo com as medidas de saúde recomendadas, estabelecidas nas diretrizes de Retomada e Recuperação de Negócios de Aviação, da ACI, e da Força-tarefa de Recuperação da Aviação, do Conselho da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).
O programa de saúde foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas precauções para reduzir qualquer risco à saúde. Para que pudesse ser reconhecido, o RIOgaleão respondeu a um questionário da ACI sobre todas as etapas da jornada do passageiro e teve de seguir à risca as ações e recomendações da ICAO. Para completar o processo, foram enviadas ao órgão evidências de cada ação realizada em cada etapa.
Em todos os processos, a concessionária destacou os três pilares que sustentaram a estratégia da empresa para combater o covid-19 e gerar conscientização. O primeiro foi a comunicação: o aeroporto realizou uma campanha massiva de comunicação que consistiu na aplicação de adesivos de distanciamento em pontos de fila, praças de alimentação, assentos e outros pontos de possíveis aglomerações; lembretes de higienização por todo o terminal e nos principais monitores; aviso sonoro no sistema de som sobre os cuidados e o que fazer em caso de sintomas; e divulgação nas redes sociais e website para manter os clientes informados.
O segundo pilar foi a limpeza, que foi reforçada com aumento de frequência em pontos de contato do passageiro e utilização de produto hospitalar, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deixa as superfícies livres do vírus por até 24 horas.
O terceiro pilar foi o da tecnologia, com a adoção de câmeras para medição de temperatura dos passageiros e uma ferramenta de mapa de calor que indica possíveis de ponto de aglomeração. Os agentes de terminal permanecem atentos ao mapa e acionam os fiscais de terminal, que agem nos possíveis pontos em uma conscientização para dispersar a aglomeração.
“Desde março, a adoção rápida de medidas de segurança, era nossa prioridade, já que seguiríamos – e seguimos – operando 24 horas por dia, todos os dias da semana. É uma honra sermos reconhecidos pela terceira vez por entes tão importantes, sendo dois deles de alcance mundial”, afirma Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.
A Aiports Council International foi criada em 1991, possui 1.960 aeroportos associados em quase 180 países e representa os interesses comuns desses terminais. O RIOgaleão é membro da associação desde 2016.
O programa de saúde foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas precauções para reduzir qualquer risco à saúde. Para que pudesse ser reconhecido, o RIOgaleão respondeu a um questionário da ACI sobre todas as etapas da jornada do passageiro e teve de seguir à risca as ações e recomendações da ICAO. Para completar o processo, foram enviadas ao órgão evidências de cada ação realizada em cada etapa.
Em todos os processos, a concessionária destacou os três pilares que sustentaram a estratégia da empresa para combater o covid-19 e gerar conscientização. O primeiro foi a comunicação: o aeroporto realizou uma campanha massiva de comunicação que consistiu na aplicação de adesivos de distanciamento em pontos de fila, praças de alimentação, assentos e outros pontos de possíveis aglomerações; lembretes de higienização por todo o terminal e nos principais monitores; aviso sonoro no sistema de som sobre os cuidados e o que fazer em caso de sintomas; e divulgação nas redes sociais e website para manter os clientes informados.
O segundo pilar foi a limpeza, que foi reforçada com aumento de frequência em pontos de contato do passageiro e utilização de produto hospitalar, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deixa as superfícies livres do vírus por até 24 horas.
O terceiro pilar foi o da tecnologia, com a adoção de câmeras para medição de temperatura dos passageiros e uma ferramenta de mapa de calor que indica possíveis de ponto de aglomeração. Os agentes de terminal permanecem atentos ao mapa e acionam os fiscais de terminal, que agem nos possíveis pontos em uma conscientização para dispersar a aglomeração.
“Desde março, a adoção rápida de medidas de segurança, era nossa prioridade, já que seguiríamos – e seguimos – operando 24 horas por dia, todos os dias da semana. É uma honra sermos reconhecidos pela terceira vez por entes tão importantes, sendo dois deles de alcance mundial”, afirma Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.
A Aiports Council International foi criada em 1991, possui 1.960 aeroportos associados em quase 180 países e representa os interesses comuns desses terminais. O RIOgaleão é membro da associação desde 2016.