Infraero entrega obras do Aeroporto de Foz do Iguaçu
A Infraero entregou na última sexta-feira (28) as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Foz.
A Infraero entregou na última sexta-feira (28) as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR). Com investimento de R$ 42,4 milhões a capacidade do terminal de passageiros praticamente duplicou, podendo receber cinco milhões de viajantes ao ano - antes, o terminal tinha capacidade para 2,6 milhões.
As melhorias foram feitas nas áreas de check-in, nova sala de embarque para voos domésticos internacionais, expansão dos espaços comerciais, novos banheiros, escadas rolantes e carrosséis de bagagens. Além disso, o terminal conta com dois novos elevadores e quatro pontes de embarque, melhorando a circulação de passageiros.
“Foz do Iguaçu é um destino turístico consagrado, um dos principais cartões-postais do Brasil. Entregamos um terminal condizente com a importância e a relevância desta cidade”, apontou o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barro, que afirma que as reformas e ampliação contribuem para o desenvolvimento do Turismo e da economia no País e na região.
Parte das obras de melhorias foram entregues em junho do ano passado, como a sala de desembarque doméstico com 1,2 mil metros quadrados - três vezes maior que a área da antiga - os sanitários e o acesso ano novo saguão de passageiros, que passou de 800 metros quadrados para 1,5 mil metros quadrados.
“Também é importante ressaltar que todos os investimentos realizados valorizarão o terminal de Foz, quando for concedido à iniciativa privada”, explica o presidente da Infraero. O aeroporto integra a sexta rodada de concessões, que deve ser realizada até o final de 2020.
Ademais o pátio de estacionamento das aeronaves também esta sendo ampliado, aumentando a capacidade em 57%, com mais quatro posições de estacionamento para aeronaves comerciais. A pista também recebeu melhorias, foi recapeada e agora será ampliada em 600 metros, garantindo melhorias para as cidade atendidas sem escalas a partir de Foz, sendo possível voos para América Central e Estados Unidos.
A ordem de serviços para a pista foi assinada no dia da inauguração das obras do aeroporto e custará R$ 53,9 milhões e os recursos são oriundos de um termo de convênio firmado entre a Itaipu e a Infraero, que contribuirão com 80% e 20%, respectivamente.
A parceria entre a Itaipu e a Infraero também irá garantir melhorias na vias de acessos, que serão duplicadas. A obra já está em andamento e tem como objetivo gerar fluidez nas chegas e saídas de passageiros.
PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL
“Todo o esgoto do aeroporto está sendo tratado na nova estrutura, o que demonstra o compromisso da Infraero com o meio ambiente”, ressaltou o superintendente do aeroporto, Joacir Araújo. A Estação de Tratamento de Efluentes do Aeroporto de Foz do Iguaçu foi inaugurada em junho de 2019 pela Infraero.Além da nova estação de tratamento, está sendo negociada a instalação de placas fotovoltaicas, que garantirão o fornecimento de parte da energia elétrica necessária ao funcionamento do terminal durante o dia. “Também deveremos ter sistemas de iluminação e ar condicionado automatizados, o que trará maior economia, eficiência e sustentabilidade”, acrescentou Joacir.