Autoridades inauguram novo aeroporto de Florianópolis
O Floripa Airport ganhou um novo terminal, que foi construído do zero, e um boulevard para entretenimento, após investimentos de R$ 570 milhões da Zurich Airport
FLORIANÓPOLIS – Aconteceu na noite deste sábado a cerimônia oficial de inauguração do novo aeroporto de Florianópolis, o Floripa Airport, concessionado por 30 anos para o grupo Zurich Airport. A empresa suíça investiu R$ 570 milhões para construir do zero o novo terminal de passageiros e um boulevard que terá uma agenda de eventos, incluindo shows, para reunir também os moradores no conceito Place to Be.
“Chamam a equipe da nossa empresa de ‘os suíços’, mas na verdade somos apenas três, que trabalham com 157 colaboradores brasileiros. Trouxemos know how e investimentos, mas a dedicação aqui é dos funcionários do Brasil. O resultado final é uma combinação dos dois países”, comenta o CEO do Floripa Airport, Tobias Markert.
A expectativa é que o aeroporto tenha mais voos internacionais, até mesmo uma ligação entre Santa Catarina e a Suíça, pela sua capacidade de receber aeronaves de maior porte. “Mesmo que já possamos iniciar voos internacionais, eles não vêm automaticamente apenas pelo novo aeroporto. As companhias escolhem mercados, e não necessariamente um aeroporto em si, mas há caso em que elas não desejam voar pela falta de estrutura”, ressalta.
Durante a cerimônia para 500 convidados, o ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, representou o presidente Jair Bolsonaro e elogiou o novo espaço. “O usuário vai gostar muito do que está sendo entregue. No final das contas, o equipamento está à altura do potencial de Florianópolis e de Santa Catarina. É o aeroporto que a cidade tanto merece. Multiplicamos por quatro a capacidade, algo que é fundamental para atrair mais viajantes e permitirá um acréscimo na oferta de voos, em paralelo com as nossas iniciativas de trazer mais empresas para voar ao Brasil.”
Já o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, adiantou que o Estado vai oferecer apoio para a criação de voos regionais. "Ainda sonho com as rotas internas de Florianópolis para destinos como Navegantes, Joinville, Joaçaba, entre outros. As operações seriam realizadas em aeronaves menores e acredito que apoiar essa atividade é muito importante. Lançaremos incentivos para quem desejar essas operações."
ESTRUTURA MODERNA
De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, o novo aeroporto eleva o patamar técnico da aviação na cidade. “O Floripa Airport agora tem quase 50 mil metros quadrados de área construída, é robusto e compatível com o que tem de mais moderno no mundo. Florianópolis poderá receber aeronaves widebody (de fuselagem larga), com dois corredores, que poderão fazer voos transatlânticos vindo da Europa e Estados Unidos, por exemplo, e pousando diretamente na capital catarinense.”
Veja mais fotos da cerimônia no álbum abaixo:
O Portal PANROTAS viaja a convite do Floripa Airport