Leonardo Ramos   |   17/04/2018 15:54

Portugal permite validação digital no tax free para brasileiros

Brasileiros poderão solicitar reembolso de impostos em quiosques eletrônicos nos aeroportos portugueses

Divulgação/Ana
Os brasileiros, ao retornarem de Portugal, poderão pedir o reembolso de impostos em quiosques eletrônicos localizados nos aeroportos; na foto, o aeroporto de Lisboa
Os brasileiros, ao retornarem de Portugal, poderão pedir o reembolso de impostos em quiosques eletrônicos localizados nos aeroportos; na foto, o aeroporto de Lisboa
A partir deste mês, todos os turistas brasileiros que viajarem para Portugal poderão solicitar o reembolso do regime tax free - devolução parcial dos impostos embutidos nos valores de compras - de forma digital, acabando com a necessidade de pegar filas nas autoridades tributárias nos aeroportos portugueses.

Chamado eTax Free, o novo processo permite que os turistas façam a validação instantânea do reembolso do IVA (imposto sobre as mercadorias compradas em solo português) nos diversos quiosques eletrônicos disponíveis nos aeroportos portugueses.

"Além disso, torna o processo de validação e reembolso mais seguro, possibilitando à alfândega detectar precocemente padrões suspeitos de atividade fraudulenta", explicou a diretora geral da Global Blue em Portugal, Renata Lira Leite.

O processo se inicia no momento da compra em lojas associadas da rede Global Blue, quando o turista apresenta o passaporte e obtém o formulário Tax Free, que dá o direito ao reembolso posteriormente. Ao chegar em um dos quiosques eletrônicos da empresa, o viajante escaneia seu passaporte e cartão de embarque e a informação é enviada automaticamente à Autoridade Tributária portuguesa.

Se o pedido for aprovado pela entidade, uma luz verde acenderá no quiosque, e então basta seguir até o balcão da Global Blue para receber o valor do reembolso. Em caso de sinal vermelho, é necessário que o turista vá até o balcão da alfândega portuguesa para uma inspeção.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados