Esquenta da ILTM levanta questões urgentes no Fairmont Rio; veja fotos
Evento serviu de esquenta para a ILTM Latin America, que ocorre em maio, em São Paulo
A edição 2023 da ILTM Latin America, que ocorre de 9 a 12 de maio, em São Paulo, promete ser a maior de todas, segundo seu diretor, Simon Mayle, que ontem, ao lado do diretor do Fairmont Rio, Michael Nagy, e do editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, liderou um esquenta do evento para agentes de viagens do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O esquenta da ILTM Latin America ocorreu no quarto andar do Fairmont Rio, com a vista da Praia de Copacabana à frente de todos, e serviu, além de acelerar a contagem regressiva para o evento de São Paulo, para apontar algumas tendências levantadas pela segunda edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report, lançado em dezembro passado, e também ouvir dos presentes os principais desafios atualmente para o mercado de viagens de luxo no Brasil.
Simon Mayle e a jornalista Juliana Saad destacaram algumas tendências do anuário (disponível aqui no Portal PANROTAS, e cujas pesquisas estão em trvl.com.br) e os números positivos do setor, que continuam em 2023. E que se refletem na próxima ILTM Latin America. “Será a maior de todas, com presença maior de redes hoteleiras internacionais, como Accor, Mandarin Oriental e Oatker, muitos destinos, incluindo do Brasil, como o Rio Grande do Norte, que ampliou seu espaço no evento em seus vezes”, revelou Simon Mayle.
QUADRO ATUAL
As viagens de luxo voltaram com força, mas, de acordo com alguns presentes, como Fred Fajardo, da FredTour, e Ana Cristina Villaça, da Fórmula Turismo, o faturamento está maior, por conta especialmente do aumento das tarifas internacionais (hotel e aéreo), mas o número de passageiros ainda está aquém dos níveis pré-pandemia. A disponibilidade e rapidez nas reservas hoteleiras internacionais também são gargalos, e Ana Cristina sugeriu às redes com representação no Brasil que tenham um facilitador para atender as agências e agilizar os processos.Com o internacional de volta, havia o receio de que o Brasil sairia do mapa de viagens dos brasileiros afluentes, mas isso não ocorreu e os destinos e produtos brasileiros continuam sendo consumidos.
Mas falta promoção (internacional) e mostrar tudo isso ao público interno e externo. Há esperança na nova administração da Embratur, com Marcelo Freixo e um corpo técnico à frente, mas a notícia de que o governo voltará a exigir visto dos visitantes de Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, é vista como um desastre e retrocesso para o Turismo brasileiro.
Há sugestões do visto eletrônico, argumentos de que a pandemia não permitiu que os resultados aparecessem e dados de que o mercado americano é prioritário para o receptivo brasileiro, mas sabe-se que será muito difícil reverter uma decisão do Itamaraty. Uma derrota para o Turismo no começo do governo de um presidente que criou o Ministério do Turismo e que era visto como salvação para o setor depois das perdas da pandemia e da falta de promoção no Exterior.
Por fim, o aéreo também foi motivo de preocupação: as disrupções em aeroportos internacionais (causadas desde greves até falta de pessoal), a queda do serviço, o alto custo das passagens aéreas domésticas e a falta de parceria das companhias de aviação foram citados pelos presentes.
Com a promessa de união para melhorar o setor (e combater a volta dos vistos para os quatro mercados internacionais), os convidados voltam a se encontrar de 9 a 12 de maio, na ILTM Latin America, em São Paulo.
Depois da rápida apresentação, os agentes de viagens e fornecedores presentes seguiram para um coquetel de frente para a praia, com show ao vivo, surpresas e o serviço surpreendente do Fairmont Rio, eleito um dos melhores hotéis do Brasil segundo a Forbes.
A PANROTAS é media partner global da ILTM.
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