O que consome o tempo dos consultores de luxo?
Revista PANROTAS perguntou aos profissionais nos corredores da ILTM Latin America

Uma enxurrada de pedidos de roteiros e experiências, e um requerimento cada vez maior pelos conselhos de especialistas para que o tempo (novamente ele, um ativo de luxo) seja aproveitado e transformado em memórias inesquecíveis. Agentes e consultores de viagens mais sofisticadas estão felizes e aliviados com o poder desta retomada, mas desafiar o tempo é uma tarefa árdua para quem precisa se dedicar a cada embarque, a cada roteiro.
Para todos os profissionais com quem a PANROTAS conversou na principal feira de Turismo de luxo da América Latina, a ILTM Latin America, este é o cenário do segmento. Perguntamos a eles: o que consome mais seu tempo e como você faz para gerenciá-lo?
FRED FAJARDO - FRED TOURS

O atendimento a um número grande de clientes simultaneamente é o que mais consome seu tempo e não só antes de embarcar. "Durante a viagem também. Falta constância aos clientes durante toda a jornada. Eles mudam de ideia em questão de minutos. Isso é coisa séria. Eles mudam de ideia no meio da estada e muitas vezes são incansáveis em mandar mensagens e não se importam com o fuso horário", completa. "Isso é coisa séria, mas faz parte do nosso dia a dia, temos de entregar o melhor. Eu não fico nervoso, mas fico agitado, atrapalha meu sono."
Produtos e destinos mais procurados no momento na Fred Tours: Estados Unidos, Europa (Itália, Grécia, Portugal, França e Espanha) e Tailândia começando.
TUCA RATTO - TRAVEL HUNTERS

"Só conhecendo bem meus clientes consigo atender suas expectativas à altura", afirma ela. "Outra coisa que julgo essencial é ter ao nosso lado um relacionamento muito próximo de poucos e bons operadores, pois assim estou a um telefonema de resolver os problemas dos meus passageiros. A Travel Hunters trabalha principalmente com FVO, Teresa Perez Tours e Viagens & Cia.", completa Tuca.
Produtos e destinos mais procurados no momento na Travel Hunters: Europa (principalmente Itália e França) e um despertar de interesse por Ásia.
RENATA GARCIA - GOYA BY COPASTUR

"Essa pausa para organizar a agenda pode evitar contratações desnecessárias, mas vale dizer que na Goya by Copastur temos uma equipe extremamente competente, o que me ajuda a não ser centralizadora e utilizar da nossa estrutura", conta Renata.
"O atendimento é o que mais ocupa nossa carga horária, mas ao mesmo tempo é o mais importante. Hoje o cliente demanda atenção e uma disposição maior de seu consultor e muitas vezes quer ser atendido depois do expediente. As pessoas estão ansiosas para se sentirem atendidas e, mais do que isso, compreendidas."A executiva ainda reforça a quantidade de clientes ultra last minute na agência buscando novas viagens para a mesma semana.
Produtos e destinos mais procurados no momento na Goya by Copastur: Europa (Itália, França e Grécia) estão muito fortes, mas vale ressaltar a volta da África, principalmente Ruanda, Quênia e Tanzânia.
FERNANDA BALESTRA - FB TRAVEL

"Mais do que uma simples reserva de aéreo e hotel, os clientes estão buscando mais qualidade. Querem fazer viagens para viver experiências inesquecíveis e não têm tempo a perder. A demanda é realmente por atendimento e consultoria, por isso optamos pelo Bari e sua experiência na função."
Produtos e destinos mais procurados no momento na FB Travel: Itália, por ter demorado mais para reabrir, voltou com tudo e está no topo do desejo. Grécia para o verão também está sendo muito procurada. Nas Américas, destaque para Orlando com concierge e temporada de esqui na América do Sul, sobretudo Portillo (Chile) e Ushuaia (Argentina).
MAURICE PADOVANI - PRIMETOUR

"E ao mesmo tempo em que a demanda está nas alturas e os clientes querem respostas imediatas, a indústria sofre com um apagão de mão de obra. São poucos os fornecedores que não estão enfrentando esse desafio de suprir as vagas perdidas durante a pandemia. Na Primetour isso também aconteceu, mas estamos encarando esse desafio e repondo nossa equipe. É um momento de muito trabalho, mas muito positivo em relação à retomada das vendas", conclui Padovani.
Produtos e destinos mais procurados no momento na Primetour: Experiências autênticas no Ártico e na Antártica; Itália, que foi um dos últimos países da Europa a abrir aos brasileiros. França e Portugal seguem em alta.
LEONOR BERNHOEFT - LTN BRASIL

"Devido aos percalços criados pela pandemia, o trabalho do agente passou a ser mais valorizado", opina Leonor Bernhoeft, da LTN Brasil. "Nosso tempo tem de ser gasto no diálogo com o fornecedor. É essa troca que vai assegurar o cuidado do viajante na outra ponta. "Nosso cuidado dobrou no sentido de fazer a conjugação das experiências diferenciadas que o cliente espera de nós", conclui.
Produtos e destinos mais procurados no momento na LTN: Europa é a bola da vez. Itália praticamente inteira, Inglaterra, sobretudo Londres, França, Espanha e Portugal.
PARTE INTEGRANTE DA REVISTA PANROTAS
Esta matéria é parte integrante da Revista PANROTAS desta semana. Veja mais conteúdo sobre a cobertura da ILTM Latin America e mais de 100 dicas para curtir Walt Disney World na edição digital: