Frt inicia conteúdo do B2Meet com dicas de vendas para agentes
Thiago Concer, especialista em Vendas, e Bruno Marangoni, mentor de posicionamento, capacitaram agentes
"Venda é ritual, rotina e treinamento. Não tem pózinho mágico."
Thiago Concer, especialista em Vendas
Desta forma, a principal atração deste primeiro dia de conteúdo do B2Meet iniciou sua palestra para abordar erros e acertos no processo de vendas para que os agentes de viagens possam aperfeiçoar suas táticas. Sendo que o atendimento foi o grande enfoque de suas dicas. "Viajante chega em você agente com vontade de dar dinheiro, mas se o atendimento não for bom, ele desiste", afirmou Thiago Concer.
Segundo estudo apresentado pelo especialista em vendas, a chance de sucesso na venda é quase quatro vezes maior quando o cliente é atendido em até três minutos ao invés de mais de duas horas de espera. "Hoje, um viajante tem a oportunidade de falar com seu cliente a um clique de distância", explica. Nesse sentido, contratar atendentes, treiná-los, fazer acompanhamento da venda e do pós-venda, avaliando tempo de resposta e taxa de sucesso, é essencial para as agências de viagens.
Além do atendimento, Concer citou a importância da prospecção por diferentes canais e a importância de um acompanhamento pós venda e viagem para ter um feedback sobre o serviço da agência, para que então possa aperfeiçoá-lo e criar fidelização.
E, quando o agente encontra uma objeção por parte do viajante, recomenda: "Pessoas compram pelos motivos delas, não pelos seus motivos. É preciso entender o que o cliente dá valor. Quando vai viajar? O que é mais importante para você? O que você não gosta? Qual a faixa de investimento? Em caso de objeção, compreende o cliente e o traz para perto, validando sua objeção e oferecendo uma solução", disse.
E, para finalizar sua palestra, Concer fez questão de explicar que o preço não é o mais importante para o viajante, mas sim o valor que o agente de viagens está gerando através de "momentos da verdade", como:
- Atendimento rápido;
- Vendedor genuinamente interessado e que sonha junto;
- Redes sociais;
- Estrtura/local de vendas alinhado com a proposta;
- e Pós-venda/Régua de relacionamento.
Inteligência artificial
Abordando inteligência artificial, Bruno Marangoni, mentor de posicionamento e vendas highticket, orientou os profissionais do Turismo a delegar funções ao ChatGPT, principalmente quando se trata de ideias para conteúdos de redes sociais. "A inteligência artificial precisa de ordens claras e assertivas para ser eficiente e entregar uma resposta relevante", explicou.
Para Marangoni, ferramentas de inteligência artificial podem otimizar o tempo do agente de viagens, tirando algumas tarefas da sua mão, como por exemplo um texto para conteúdo de redes sociais, para que possa focar no atendimento ao cliente/viajante e tornando sua operação mais eficiente e rentável. Além do conteúdo para redes sociais, o especialista afirma que a IA pode ajudar na elaboração de roteiros e pesquisa de voos, hotéis e restaurantes.
O Portal PANROTAS viaja a convite da Frt Operadora.