Criadora do grupo Go Agentes mostra o caminho da reinvenção
Entenda por que a agente de viagens Lívia Sá criou a iniciativa e veja os frutos já colhidos
"O agente de viagens precisa reforçar sua autoridade. Se sua agência está atuando como um leilão de preços, seu papel está distorcido. É fundamental que o agente de viagens atue como um consultor e entregue o que o cliente não consegue sozinho. Minha solução é vender roteiros personalizados, o que não é necessariamente simples, mas existem ferramentas e técnicas para isso."
É assim que a paulista Lívia Sá, da Go Viagens, foi motivada a criar a iniciativa Go Agentes. Assim e, claro, devido a uma crise que além de zerar a receita dos profissionais de Turismo, deu a eles tempo amargamente desocupado durante a pandemia. "Muitos agentes seguiam a minha empresa, Go Viagens, no Instagram em busca de dicas de roteiros personalizados, que é nosso DNA. Na pandemia, o trabalho deu uma paralisada e o que era um projeto engavetado entrou em ação", explica a professora do curso que já beira os quatro mil participantes. "Os agentes estão ávidos em busca de novas receitas, mas nem sempre têm a ferramenta certa."
CAPACITAÇÃO GRATUITA
Então foi criado o perfil de Instagram Go Agentes, a vitrine dos cursos de Lívia. Gratuito, o primeiro curso ensina o profissional a se diferenciar em vários aspectos, com técnicas para descobrir os pontos fracos do negócio, identificar e comunicar o DNA da agência; mostrar que só se diferencia aquele que coloca o cliente no centro da empresa; desenvolver um modelo de negócios focado no cliente ideal e novos produtos; e transformar o negócio. Além das dicas em produtos e roteiros personalizados, este "aulão", como a própria autora nomeia, também é focado na gestão interna. São quatro aulas de aproximadamente uma hora e meia, e a boa notícia é que a primeira tem início hoje. Clique aqui para saber mais.
"Ensinamos como os agentes podem personalizar roteiros ao organizar passeios, calendários, encontrar restaurantes e atrativos que fogem do convencional das operadoras de prateleira, que fogem das vitrines das OTAs", afirma Lívia. "Mas também ensinamos toda organização do processo interno da agência, o que vem sendo muito positivo, pois grande parte delas é amadora, sem gestão profissional. Não adianta só saber vender, tem que se organizar."
JORNADA DO NOVO AGENTE
Lívia Sá garante um conteúdo rico para as aulas gratuitas, mas também dá oportunidades ao agente de viagens que pretende se reinventar, ser realmente um "novo agente". A Jornada do Novo Agente é uma extensão do curso gratuito.
"É uma série paga, na qual nos aprofundamos em conteúdo sobre os destinos, em como aplicar todas as técnicas anteriores em lugares de todo mundo. Para nós é uma grande satisfação que o curso de Maldivas, por exemplo, já tenha revertido em vendas para 2021. Fazer receita em tempos como esse é inestimável, é um alívio", pondera a consultora de viagens.
A Jornada do Novo Agente é feita em parceria com operadoras como Inti Experience, The Global Nomads e Interep. "Essas operadoras não pagam e não recebem para participar. Eu convido porque neles acredito e, como agente, também os tenho como parceiros."
Além de Maldivas, ela garante que é possível personalizar roteiros em destinos mais consagrados como Orlando e em vizinhos sul-americanos. No doméstico, motor da retomada, o foco está em hotéis butique, para viajantes que buscam fugir dos grandes resorts.
Por falar em fazer receita durante a pandemia, a Go Agentes é uma das iniciativas de Livia Sá que vêm ajudando a reforçar o caixa. Iniciativa esta que, ela garante, não será passageira. "Já fui professora de Marketing, então essa está sendo a união de duas paixões", afirma. Já no primeiro curso, 30% dos 1,5 mil alunos participantes avançaram ao módulo pago. "O interesse está cada vez maior. Nossa base de alunos está crescendo muito. Tenho uma equipe muito competente nas minhas unidades no Rio de Janeiro e em Taubaté (SP), e ao longo do tempo fizemos um caixa estruturado para momentos como esse, de maneira que posso dividir meu tempo dos dois lados."
Mais informações: contato@goagentes.com.br ou no Instagram.