Artur Luiz Andrade   |   26/03/2024 22:25
Atualizada em 26/03/2024 22:29

Fabio Godinho explica números e ações da CVC Corp em 2023

CEO promete novidades ainda este ano para garantir as próximas cinco décadas do grupo

PANROTAS / Emerson Souza
Guilherme Paulus entre Fábio Godinho e Emerson Belan, da CVC Corp
Guilherme Paulus entre Fábio Godinho e Emerson Belan, da CVC Corp

Com balanço de 2023 divulgado hoje, a CVC Corp traz ao mercado números e indicadores positivos da gestão de Fabio Godinho, ancorado pela Família Paulus e o Opportunity, maiores acionistas individuais, mas também desafios que ainda precisam ser vencidos, como a volta aos patamares pré-pandemia, a recuperação do número de lojas e o fim da dívida total. Para o CEO da empresa o caminho está traçado e os indicadores mostram que a CVC Corp está realmente de volta ao jogo, depois de anos nebulosos pós-pandemia.

Para Godinho, esse resultado é fruto da evolução dos pilares estratégicos da nova gestão:

  1. “governança corporativa, com a volta da família Paulus como acionista estratégico da companhia, combinando tanto o conhecimento do mercado de Turismo quanto do mercado de capitais;
  2. estrutura de capital, solidificada com o sucesso do follow-on realizado, alcançamos uma captação final que superou as expectativas, com uma demanda pelo papel cinco vezes maior do que inicialmente previsto;
  3. estratégia, com foco no crescimento da jornada figital, combinando experiências on-line e off-line para proporcionar aos clientes uma jornada de compra integrada;
  4. ainda como parte da estratégica, o investimento nos produtos exclusivos CVC, a expansão da rede de franquias para o interior do País e introdução de meios de pagamento alternativos ao cartão de crédito;
  5. a construção de um time de liderança especialista no mercado de Turismo”.

Nos produtos exclusivos (fretamentos, bloqueios, operações próprias) a CVC Corp registrou aumento nas vendas, alcançando uma participação no 4T23 de 15,6% no segmento CVC Lazer, representando um crescimento de ~ 7.0 p.p. no take rate em comparação com o último trimestre de 2022. Houve aumento de 18% nos assentos exclusivos CVC no produto aéreo em comparação com o terceiro trimestre de 2023.

“Paralelamente, durante o segundo semestre de 2023, observamos um crescimento de 33% no número de novas rotas em comparação com o primeiro semestre do mesmo ano”, analisa Godinho.

Quantos aos meios de pagamentos alternativos, ele destaca a linha de crédito do Banco do Brasil (BB Realiza), financiamento por meio da garantia do Saque Aniversário – FGTS, pagamento pela plataforma PicPay e projeto piloto para financiamento de viagem com crédito consignado para servidores públicos.

Figital

Em sua análise do ano de 2023, quando foi responsável pela gestão da segunda metade do ano, Godinho cita algumas conquistas e mudanças:

  • “Chat CVC: proporciona uma experiência de compra de pacotes de viagem mais ágil, com o suporte dos nossos especialistas, garantindo um atendimento personalizado e começando a utilizar Inteligência Artificial no atendimento aos clientes;
  • orçamento dinâmico vitrine: Inovamos ao lançar essa funcionalidade, novidade no mercado que permite a atualização em tempo real da jornada do cliente e possibilita a compra de qualquer lugar, sem a necessidade de um vendedor presente, oferecendo conveniência e praticidade aos nossos clientes;
  • em setembro de 2023 tivemos a integração das mídias sociais com as plataformas de CRM, que marcaram um avanço significativo em nossa estratégia. Essa integração nos permite oferecer atendimento via WhatsApp da loja, uma abordagem extremamente eficaz e conveniente.”
  • Essa integração, segundo a CVC Corp, contribuiu com 30% das vendas no último trimestre.

Mais lojas

“Além disso, demos início ao nosso plano de expansão, inaugurando um total de 80 novas lojas ao longo do ano de 2023, das quais 60 foram abertas somente no segundo semestre.” A meta é abrir mais 400 lojas entre 2024 e 2025, recuperando a quantidade perdida na pandemia. Na última convenção da empresa, foi lançado um modelo ágil e econômico de lojas modulares, que combinam com o crescimento previsto em cidades menores e do interior do País.

“Em relação às vendas nas mesmas lojas (SSS - Same Store Sales), registramos um crescimento de 20% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Esse crescimento foi impulsionado por uma série de iniciativas estratégicas, incluindo um investimento massivo em marketing, a recomposição efetiva da nossa força de vendas, a contratação de produtos exclusivos e o fortalecimento contínuo da nossa jornada figital”, analisa Godinho.

B2B desacelera

No segmento B2B, Fabio Godinho lembra que a CVC Corp optou por descontinuar as vendas de passagens para milheiros, o que resultou em uma redução no volume de vendas. No entanto, diz ele, essa decisão foi tomada visando priorizar a rentabilidade da operação, onde aumentamos o take rate em 0,4p.p. A Rextur Advance teve um crescimento de 1,2 p.p passando de 4,21% no 4T22 para 5,37% no 4T23. Focando na rentabilidade das operações, o take rate consolidado ao final de 2023 aumentou 0,7 p.p em relação a 2022, reflexo da melhora desse indicador em todas as unidades de negócio, B2C, B2B e Argentina.

“Essa conquista demonstra a eficácia das medidas implementadas em cada segmento. A busca contínua pela redução das despesas administrativas resultou em uma redução de 28,7% em relação ao mesmo período de 2022. Como resultado direto desses esforços o EBITDA ajustado do quarto trimestre de 2023 foi de R$ 86,4 milhões, em comparação com R$ 4,2 milhões no quarto trimestre de 2022. No acumulado do ano o EBITDA ajustado atingiu R$ 193,0 milhões, sendo que 94,5% referem-se ao segundo semestre de 2023.”

Fabio Godinho

Adicionalmente, nos últimos três meses de 2023, a CVC foi qualificada com o selo RA1000, que destaca as empresas que possuem excelentes índices de atendimento no Reclame AQUI. “Essa conquista reforça o compromisso da CVC com a qualidade do atendimento ao cliente e evidencia nosso empenho em proporcionar experiências positivas e satisfatórias aos nossos clientes em todas as interações com a empresa”, diz Godinho.

Economia ajuda

“No Brasil, a inflação segue trajetória de queda, fazendo com que o ciclo de aperto monetário experimentado durante o ano comece a arrefecer, conforme pode ser observado pelas recentes reduções na taxa Selic”, continua ele em sua avaliação ao mercado. “A menor taxa de juros, atrelada a recomposição de parte da renda disponível do consumidor, tende a impulsionar o setor do Turismo e a reduzir o custo de acesso ao mercado de crédito. A redução da taxa de juros também reflete diretamente nos juros da dívida da companhia, beneficiando o resultado financeiro. Ao chegarmos ao final de 2023, estamos extremamente satisfeitos com os resultados robustos alcançados, o que evidencia o sucesso da estratégia “back to basics” ao longo do segundo semestre do ano.”

Para 2024 e além

“Estamos comprometidos em aprimorar e modernizar constantemente o modelo de negócio das empresas da CVC Corp. Nos próximos trimestres, gradualmente, compartilharemos detalhes sobre os projetos transformacionais que garantirão a continuidade de mais 50 anos de excelência em nossas operações, com o foco central em prestar total assistência ao nosso passageiro. Por fim, reiteramos nosso compromisso com a rentabilidade de nossos acionistas, credibilidade com nossos stakeholders e fomento do setor de Turismo”, finaliza o CEO da CVC Corp.



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