Decolar vende R$ 26 bilhões em 2023; alta de 31% ante 2022
Valor é um recorde para a empresa, que comemora o desempenho lucrativo; Brasil representa cerca de 40%
O Grupo Decolar registrou US$ 5,3 bilhões em reservas brutas em 2023. O valor, superior a R$ 26 bilhões, é um recorde para a empresa e está 31% acima do obtido em 2022.
A receita chegou a US$ 706 milhões (mais de R$ 3,5 bilhões), valor 31% maior do que o de 2022, e acima do limite superior da faixa de orientação revisada de US$ 690 milhões a US$ 700 milhões.
O lucro líquido do Grupo Despegar no ano passado é de US$ 29,03 milhões, ou quase R$ 145 milhões.
O EBITDA ajustado aumentou 176% em relação a 2022, para US$ 116 milhões, 5% acima do limite superior da faixa de orientação revisada para cima de US$ 105 milhões a US$ 110 milhões.
A companhia apontou recentemente, no Fórum PANROTAS, que o Brasil representa cerca de 40% de seus resultados. Com base nesta proporção, a Decolar no Brasil teve reservas brutas de aproximadamente US$ 2,12 bilhões, ou R$ 10,5 bilhões, em 2023.
O CEO do Grupo Decolar (a empresa se chama Despegar nos países hispânicos), Damián Scokin, celebra o desempenho divulgado hoje (14) pela empresa. "Foi excepcional, pois alcançamos vários marcos estratégicos. Isso marca um ponto de inflexão para a Despegar e reflete nossa capacidade de explorar efetivamente os ventos favoráveis do mercado de viagens por meio de uma estratégia de crescimento bem elaborada e executada, apoiada em nosso profundo entendimento dos mercados locais da região, habilidades comerciais, identidade de marca forte e plataforma tecnológica superior", afirma Scokin.
"Essas distintas fortalezas não apenas nos dão mais vantagem competitiva, como também fortalecem nossa presença de marca em toda a região. Em longo prazo, nossas ofertas lideradas por tecnologia B2B e white label estão abrindo novas vias de crescimento, e isso também nos permitirá ampliar efetivamente nosso alcance além da América Latina", completa o líder da empresa argentina.
Como tendência para o Brasil, a empresa argentina destaca a mudança no interesse do consumidor de bens materiais para serviços e experiências. "É uma forte execução comercial e ventos favoráveis competitivos em melhoria impulsionaram o crescimento nas vendas de viagens internacionais de alto valor e pacotes de férias."
Scokin ainda ressalta novidades como a recém-lançada inteligência artificial da Decolar e outras inovações. No Brasil, a empresa é uma das líderes da indústria graças à potência de sua agência de viagens on-line (OTA), mas está expandindo sua estratégia B2B por meio da operadora HotelDO e de lojas físicas em shoppings, uma novidade recente.