Como a tecnologia pode auxiliar o ciclo de vendas das agências?
Especialistas falam da importância do uso de tecnologias nos processos diários de agências de viagens
Soluções tecnológicas, com o Customer Relationship Management (CRM), podem auxiliar o agente de viagens no processo de vendas de que maneira? Discussão foi tema de palestra durante o 2º Abav Meeting SP, que aconteceu nesta sexta-feira (8) no hotel Intercity Paulista, em São Paulo.
Participaram do painel Alexandre Cordeiro, head de inovação da Travel Tech Hub, Daniel Biancareli, diretor comercial na Monde, e Patrícia Thomas, diretora de vendas da Omnibees, como moderadora.
Para Alexandre Cordeiro, o uso de ferramentas simples, como o Google ou o Excel, já fazem diferença no dia a dia do agente. O executivo citou a principal ferramenta de busca mundial como um ótimo meio de identificar novas oportunidades e tendências no mercado de viagens. Já o Excel, com suas planilhas dinâmicas, permite que o agente possa comparar dados de vendas de sua base de forma rápida e confiável.
"O uso da tecnologia é essencial para a criação de uma base de dados de maneira fácil e prática. Mantendo dados relativos às vendas realizadas, nós conseguimos identificar padrões, mapear transações e negócios fechados e, principalmente, comparar dados. A criação de ofertas e novos produtos pode ter como base pesquisas simples no Google para identificar tendências do calendário, movimentações de turistas e diversas informações que terão relação direta com a criação de um novo produto turístico"
Alexandre Cordeiro head de inovação da Travel Tech Hub
O ChatGPT também foi um assunto central na discussão, uma vez que, em diversas profissões, a ferramenta de Inteligência Artificial está sendo cada vez mais utilizada para acelerar processos simples, como comparar dados, ou mesmo redigir textos.
"Estamos na era mais barata das tecnologias, e elas por si só já barateiam nossos processos diários. A tecnologia é essencial para melhorar o fluxo de qualquer trabalho e para integrar dados e informações", lembrou Daneil Biancareli.
"A tecnologia auxilia até no estreitamento do relacionamento entre agente e cliente. Você pode programar uma ferramenta para mandar parabéns no aniversário daqueles clientes mais importantes, mostrando que você se lembrou de uma data especial e fazendo com que ele também lembre de você. A tecnologia, mesmo impessoal, pode melhorar as relações pessoais de forma benéfica para a realização de novos negócios"
Daniel Biancareli diretor comercial na Monde
Ao final da palestra, Dr. Marcelo Oliveira, advogado da Abav-SP | Aviesp que realizou o primeiro painel do dia, lembrou que o uso de dados dos clientes é um assunto sensível e que precisa ser tratado com muito cuidado e confidencialidade. "Dados pessoais são sensíveis e a mera indicação de que possuímos dados de nossos clientes pode gerar incômodos e até processos, mesmo que esses dados sejam, de certa forma, públicos", lembrou o advogado.