Agentes de viagens se tornaram mais essenciais após a pandemia, avalia WTTC
Conselho Mundial de Viagens e Turismo crê que a tecnologia ajuda, e não substitui, trabalho especializado
KIGALI (RUANDA) - O Conselho Mundial de Viagens e Turismo é uma das maiores autoridades internacionais do setor. O WTTC, na sua sigla em inglês, é composto por CEOs e líderes de diversas empresas e segmentos relacionados ao Turismo, como companhias aéreas, hotéis, empresas de tecnologia, destinos, entre outros, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância econômica e social da indústria em nível global.
E como o WTTC avalia a importância dos agentes de viagens? No principal evento global da entidade, o Global Summit, os painéis abordam do Turismo em um espectro macroeconômico, político, ambiental, e temas como a intermediação, consultoria e comercialização de pacotes acabam não sendo tão repercutidos.
A tônica se repete nesta 23ª edição, que acontece em Kigali, Ruanda. O WTTC basicamente deixa para as feiras de Turismo e outros encontros segmentados o papel de canalizar esforços a agências e operadoras. Em sua cúpula anual, espaço e tempo são dedicados a mostrar os rumos da indústria em aspecto abrangente.
"Isso não significa que estamos desconsiderando esse ator vital para a indústria global", garante a vice-presidente sênior do WTTC, Virgínia Messina.
"E ademais, depois da pandemia os agentes de viagens adquiriram uma importância ainda maior do que tinham antes, pois estamos vivendo tempos de incertezas. Não só com a saúde, mas desastres, guerras e novos desafios sempre se apresentam. Neste mundo de futuro tão volátil, é fundamental que o viajante tenha essa voz confiável, capaz de nos guiar e orientar. Portanto, o papel dos agentes segue sendo fundamental e sua importância só crescerá"
Virgínia Messina, vice-presidente sênior do WTTC
Questionada sobre o impacto das ferramentas digitais no trabalho dos agentes de viagens, Virgínia crê que o profissional deve incorporá-las, não tentar combatê-las.
"Ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial, evoluem, e a partir disso novas tendências são criadas, mas isso não tira em nada o protagonismo dos agentes de viagens. Muito pelo contrário: são ferramentas que incrementam sua eficiência como consultor", conclui a VP sênior do WTTC, em entrevista exclusiva para o Portal PANROTAS.
A PANROTAS é media partner do WTTC Global Summit e viaja com proteção Affinity.