Laura Enchioglo   |   06/11/2024 15:58

Abav Amazonas celebra retomada do voo Manaus-Lisboa

Suspensa desde 2016, rota da Tap foi reativada como parte da estratégia do Governo do Amazonas


Divulgação
Solenidade contou com a participação de convidados do Turismo da região
Solenidade contou com a participação de convidados do Turismo da região

O Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça-feira (5), foi marcado pela celebração da retomada do voo entre Manaus e Portugal, operado pela Tap. O evento ocorreu no Teatro Amazonas, com apresentações artísticas de ambos os países, reforçando os laços culturais entre Brasil e Portugal.

A solenidade contou com a participação de convidados, como o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, imprensa nacional e internacional, e membros da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amazonas, (Abav-AM).

"O retorno do voo entre Manaus e Lisboa representa uma mudança significativa para o povo do Amazonas e seus arredores. A conexão direta com a Europa facilita o acesso dos europeus à nossa cidade, impulsionando o Turismo e criando novas oportunidades de emprego e renda para nossa região. É uma conquista que celebramos, pois abre portas para o desenvolvimento econômico e cultural de Manaus"

Jaime Mendonça, presidente da Abav-AM

O secretário de Estado de Cultura, Cândido Jeremias, enfatizou a importância cultural da retomada. “Não poderia ser diferente para comemorarmos mais um voo que liga Manaus a Lisboa. Isso representa a junção das duas culturas, Brasil e Portugal, e é de suma importância para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País”, disse.

O diretor-presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro, sublinhou os benefícios econômicos e culturais do voo. “A retomada deste voo fomenta não apenas o Turismo e os negócios, mas também o intercâmbio cultural entre as duas nações. Celebrar este retorno no Teatro Amazonas é uma forma de destacar a rica cultura amazonense”, comentou Ribeiro.

Da parte lusitana, o CEO da Tap, Luís Rodrigues, garantiu o compromisso da companhia com a nova rota. “Voar para o coração do Brasil, como Manaus e a Amazônia, não é para qualquer um. Essa operação engrandece a Tap e une ainda mais as culturas amazônica e portuguesa”, disse Rodrigues.

Suspenso desde 2016, o voo entre Manaus e Lisboa pela Tap foi retomado como parte da estratégia do Governo do Amazonas para conectar o Estado ao mercado europeu e fortalecer o Turismo na região amazônica.

De acordo com o Governo do Amazonas, a expectativa é de um aumento de 15% no fluxo de turistas internacionais, facilitando o acesso de estrangeiros ao Estado.

A rota

O voo, com capacidade para 154 passageiros e duração de 11 horas e 45 minutos, inclui uma escala em Belém, no Pará, ajustando-se ao fuso horário de Portugal. A rota Manaus-Lisboa operará três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.