Pedro Menezes   |   31/07/2024 12:01

Um Dia de Cruzeiros no RJ: Clia Brasil destaca números positivos do setor

Com a presença de 200 agentes, encontro reune representantes das principais empresas que operam no mundo


Divulgação
Luiz Strauss, presidente do Sindetur-RJ, Nilo Sergio Felix, subsecretário de Turismo do RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, presidente da FecomercioRJ, Edmar Bull, presidente da Copastur, Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, e Marcelo Siciliano, presidente da Abav-RJ
Luiz Strauss, presidente do Sindetur-RJ, Nilo Sergio Felix, subsecretário de Turismo do RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, presidente da FecomercioRJ, Edmar Bull, presidente da Copastur, Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, e Marcelo Siciliano, presidente da Abav-RJ

A Abav-RJ realiza, durante toda esta quinta-feira (31), a 10ª edição de “Um Dia de Cruzeiros no Rio”. O evento, que já é tradicional no calendário de eventos do trade carioca, celebra os resultados da temporada 2023/2024 e embala os agentes de viagens para a temporada 2024/2025.

Com a presença de 200 agentes de viagens, o encontro reúne representantes das principais empresas que operam cruzeiros no Brasil e no mundo, assim como entidades envolvidas no setor, na sede da Fecomércio-RJ.

O evento conta com a participação das empresas Costa Cruzeiros, Discover Cruises, Disney Cruise Line, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, R11 Travel, Transmundi Operadora e Velle Representações e com a parceria de Abav Nacional, Fecomércio-RJ e Setur-RJ.

Divulgação
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, apresentou os números mais recentes do setor
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, apresentou os números mais recentes do setor
Na abertura, a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) apresentou números do setor e adiantou as novidades do setor para a próxima temporada.

De acordo com o presidente da associação, Marcos Ferraz, em 2023 foram 31,7 milhões de cruzeiristas no mundo, alta de 6,8% em relação aos 29,7 milhões registrados em 2019, ano pré-pandemia. Já a América do Sul cresceu 15,5% para 1.08 milhão. Até 2027, a expectativa é de que os números se aproximem de 40 milhões de passageiros.

Perfil de passageiros

  • Quem viaja quer voltar: 82% dos passageiros informaram que desejam voltar a fazer outra viagem
  • 12% já realizam dois cruzeiros por ano
  • Média global é de 46 anos de idade, mas os millenials demonstram grande interesse por esse tipo de viagem.
  • Os norte-americanos representam mais da metade dos viajantes (16,9 milhões)
  • Passageiros brasileiros cresceram bastante: em 2019 eram 567 mil, em 2023 foram 740 mil viajantes
  • 73% dos viajantes dizem que os agentes têm impacto significativo em sua decisão

“Ainda há muito espaço para crescer: hoje menos de 1% de nossa população viaja de navio – nos Estados Unidos são 4%. Mas para isso precisamos de mais malha aérea, para que os passageiros possam fazer conexões”

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil

.“Os números mostram que 91% brasileiros dizem que fariam novas viagens de navio. Ou seja, vocês, agentes, têm muito mercado a explorar. Na próxima temporada serão 844 mil leitos para vender aqui em nosso litoral, divididos por 40 navios. Oferecer eventos a bordo, como casamentos e congressos, pode ser uma boa alternativa. Já foi feita uma feira de sapatos, onde os compradores visitavam as cabines dos produtores para conhecer o mostruário. A criatividade não tem limites”, complementou Ferraz.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados