MTM: a transformação de uma feira regional em evento nacional
Evento de dois dias recebeu 2,3 mil visitantes e com nova parceria alcançou outro patamar
BELO HORIZONTE (MG) - A antiga feira da Abav-MG deu lugar ao Minas Travel Market e trouxe consigo uma mudança de patamar. O evento, que começou ontem (26) no Minascentro, reúne marcas nacionais e internacionais do Turismo, além de 2,3 mil participantes.
Anteriormente regional, o evento deste ano assumiu proporções nacionais, contando com a presença de profissionais vindos de 19 Estados, onze caravanas de agentes de viagens (entre aéreas e rodoviárias), e a expectativa de voos ainda maiores para os próximos anos.
"Tínhamos aqui uma feira mais compacta, com presença restrita ao mercado regional mesmo e basicamente profissionais do nosso Estado", pontua o presidente da Abav mineira, Peter Mangabeira. "Agora temos um evento que cresceu muito e não só no tamanho. Cresceu também no alcance contando com empresas internacionais, marcas que atuam em todo o Brasil e agentes de viagens de outras regiões", complementa.
Mangabeira acredita que com o evento deste ano ele deixa um legado de sua gestão para o Turismo de Minas, com um evento que só tende a crescer nos próximos anos. "Outras regiões contam com eventos desse tipo e porte e aqui nós não tínhamos. Era um mercado carente nesse sentido, ainda mais se pararmos para lembrar o potencial de emissão de turistas que o Estado tem", aponta.
De acordo com o presidente, com o resultado deste ano, é natural que, para as próximas edições, a feira cresça e até mude de local, buscando mais espaço e conforto para a quantidade de visitantes que recebe.
Parceria
Para colocar o evento em pé, além de vontade foi fundamental contar com parceiros e um incentivo pontual, conforme revela Mangabeira. De acordo com ele, era intenção da Abav-MG trazer a feira da Abav Nacional, a Abav Expo, para Belo Horizonte, mas as negociações não andaram. Isso serviu de incentivo para o crescimento do evento próprio e neste momento entrou a parceria com a BBC Eventos, que já organiza a BTM, em Fortaleza.
"A parceria foi crucial para formatar o evento como ele está agora. Acredito ainda que há espaço para perdurar pelos próximos anos neste formato", acrescenta o presidente da Abav mineira.
Breno Mesquita e Claudio Júnior, diretores da BBC Eventos, aceitaram o desafio de colocar a feira em pé por perceber potencial em Minas Gerais. Antes de aceitar o convite da Abav, a dupla veio ao evento no formato anterior e identificou o que era possível fazer. Um ano depois o encontro está reposicionado.
"Participar no ano passado nos deu a noção de que ainda era um evento muito regional e o que fizemos foi trabalhar para ampliar essa abrangência. Para quem esteve aqui em 2023 e voltou hoje entende do que estamos falando, entende este impacto", aponta Breno Mesquita.
Os gestores da BBC contam que, para a nova versão da feira, a diretriz foi criar um ambiente que favorecesse a geração de negócios, com inscritos que comprovassem o seu interesse e sem frequentadores que não atuassem de fato no setor. "Prezamos muito pela geração de negócios nos corredores", afirma.
Cláudio Júnior destaca a participação intensa dos agentes, que aderiram às caravanas e fazem o evento acontecer. "Para o ano que vem projetamos aumentar o número de caravanas trazidas e já pensamos na ida para um espaço maior e climatizado. Pensamos também no aumento do número de leitos disponibilizados para os agentes que estão conosco", diz