Expositores da BTM destacam serviços e relevância do Nordeste; confira
Conversamos com algumas das empresas originalmente de fora da região que estão expondo na feira
A Brazil Travel Market é a oportunidade para muitas empresas de fora do Nordeste iniciarem e fortalecerem suas marcas na região e estreitar o relacionamento com os agentes de viagens locais. Nesta 12ª edição, realizada em Fortaleza, a BTM está mais uma vez sendo esse palco de networking e, claro, de apertos de mãos para negócios fechados.
O Portal PANROTAS conversou com algumas das empresas de fora do Nordeste para entender mais sobre suas participações na feira. A seguir, veja alguns dos destaques:
(Atualização: no segundo dia de feira, publicamos mais novidades de expositores na BTM 2023. Clique aqui e confira)
CATIVA OPERADORA
Original do Rio Grande do Sul, a Cativa Operadora aproveitou o período da retomada de pandemia dos últimos anos para contratar executivos por todo o Brasil e atender agentes de viagens. Foi assim com o Nordeste. Há dois anos a empresa gaúcha fincou sua bandeira na região.
"Para não sair mais", afirma o diretor Marcelo Adams. "É nossa primeira vez como expositora na BTM, e está sendo gratificante ver o carinho dos agentes de viagens nordestinos conosco. Temos representantes na Bahia, em Pernambuco e na Paraíba e agora buscamos um executivo para o CEará, onde já temos clientes, mas falta alguém dedicado. Teremos em breve", completa.
Segundo Adams, os destinos mais vendidos pela Cativa no Nordeste são Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Balneário Camboriú (SC).
LUSANOVA
A Lusanova tem escritório no Recife há 11 anos, além de executivos em Salvador, João Pessoa e Fortaleza, de onde alcançam agentes de viagens de todo o Nordeste. Isso porque um dos carros-chefes da operadora em âmbito nacional são os voos fretados rumo a Portugal a partir de Fortaleza, Maceió, Recife, Salvador e Natal.
"Temos um volume de vendas expressivo no Nordeste, que bate de frente com todos os outros mercados onde atuamos. Estamos focados em atendimento, promoção e atuação muito fortes aqui, sobretudo para nossos fretados. São seis por ano, de cinco cidades, com programas de sete noites na Europa, além de dezenas de produtos terrestres bem procurados aqui", afirma o diretor comercial da Lusanova, Sergio Vianna.
SKYTEAM CONSOLIDADORA
O Nordeste é o terceiro maior mercado da consolidadora gaúcha Skyteam, fruto de um trabalho de 15 anos na região, com capilaridade em todos seus Estados. Cidades de Europa, Estados Unidos e Brasil são, respectivamente, as com maior volume de vendas da Skyteam para oas mercados nordestinos. O diretor da empresa, Peter Weber, afirma que além do aéreo, produtos terrestres começaram a ter relevância comercial maior na região.
"Nós amamos trabalhar com os agentes de viagens do Nordeste, sinceramente. Não estamos aqui há tanto tempo a toa, é tudo graças à receptividade que sempre tivemos aqui", afirma ele.
GTA
A empresa de seguro viagem GTA patrocina a 12ª edição da BTM e traz à feira seu fundador e presidente, Celso Guelfi, que inclusive foi homenageado na abertura do evento, por oferecer seguro viagem para todas as caravanas de agentes de viagens.
"A participação na BTM ilustra um pouco a nossa capilaridade no Nordeste, onde temos representante em todas as capitais estaduais. Ademais, a GTA é reconhecida pelo seu foco na capacitação dos agentes de viagens e tem muito profissional aqui que muitas vezes não consegue se deslocar para feiras do Sudeste, portanto este é um momento para fortalecer o relacionamento com eles", conclui Guelfi.
URUGUAI
Um dos destinos internacionais com exposição na 12ª BTM, o Uruguai investe no Nordeste com foco em vinhos, carnes e cultura. Montevideú, Colonia del Sacramento e Punta del Este são os destinos uruguaios com maior potencial no Brasil, segundo Daniela Fernández e Irene Cabrera, do ministério do Turismo do país vizinho.
"Temos várias opções para os brasileiros. No Nordeste, por ser uma região mais distante, também assumimos uma posição de ser complementar a Buenos Aires, visto que se percorre de barco a capital argentina à nossa capital e a Colonia", afirma Daniela.
"O Brasil está em crescimento contínuo para nós e, portanto, investir em todos os mercados emissores do País é prioridade para nós. Podemos, inclusive, ser considerao um destino de inverno para os nordestinos, devido ao nosso vinho e o charme de alguns destinos, como Punta del Este e Montevidéu", acrescenta Irene.
MATO GROSSO DO SUL (FUNDTUR)
Estreante na BTM, o Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) conta com estande e rodadas de capacitações para os agentes de viagens durante a 12ª edição da feira. O Estado considera o Nordeste como um mercado em grande potencial para atração de turistas, sobretudo para Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal.
"Entendemos que são produtos diferenciados para nordestinos e, por conta disso, trouxemos empresários do trade sul-mato-grossense para apresentarem seus diferenciais em palestras no evento", afirma Marlise Gasparetto, da Fundtur-MS.
AFFINITY SEGURO VIAGEM
Esta é a primeira BTM com participação da Affinity Seguro Viagem que, segundo seu diretor de Marketing e Eventos, Alexandre Lança, está sendo bem sucedida. "Temos trabalho forte no Nordeste, com destaque aos mercados de Ceará, Alagoas e Pernambuco. Todos nossos executivos da região vieram e estão contentes com todo o relacionamento e negócios alcançados na feira", afirma.