"Agentes estão no lugar que merecem?": Magda Nassar dá início à ABAV EXPO
Mais inclusiva e 30% maior, a feira acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro, até o dia 29 de setembro
Começou! Depois de onze anos, a Abav Expo está de volta ao Rio de Janeiro em sua 50ª edição. Com início hoje, no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, durante três dias, o trade do Brasil – e de diversos países – se reúne no Riocentro para fazer trocas, networking, capacitações e celebrar o que o Turismo tem de melhor: o olho no olho, o relacionamento e a habilidade de se reinventar, sempre pensando no futuro.
Durante a cerimônia de abertura, a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, destacou a importância dos agentes de viagens para o desenvolvimento do setor, sendo eles os grandes anfitriões do evento, segundo ela.
“A história da Abav sempre se mistura à história do Turismo lá atrás, que era feito por telefone, telex, fax, e assim fomos caminhando até chegar a um clique de distância. Mas todas essas ferramentas só são acionadas de forma correta por meio do agente de viagens, que é uma figura fundamental no processo de distribuição. E isso foi comprovado durante a pandemia, quando esses profissionais criaram e trouxeram soluções infindáveis em casos de marcações e resgate de passageiros pelo mundo”, destacou.
“Tanta gente quer ensinar, treinar, dar cursos e mentorias aos agentes de viagens, todos querem esses profissionais e reconhecem seu trabalho, mas os agentes estão no lugar em que merecem estar? Esse questionamento deve ser feito, considerando que hoje os agentes respondem por 80% de todos os produtos de Turismo distribuídos no Brasil. Vamos nos colocar no lugar que merecemos, que é o lugar de destaque nessa cadeia”, destaca Magda, lembrando que as agências de viagens associadas à Abav faturaram, no ano passado, R$ 30 bilhões.
Magda também destacou a importância da união. "Aquele Brasil que nos prometem de forma grandiosa e economicamente saudável, que se planeja, que se constrói, é o Brasil no qual não estamos mais divididos, mas unidos, em prol de nós mesmos. O Brasil que não é de ninguém, além do povo brasileiro. Vamos nos encantar com o Brasil único e forte e a nossa indústria pode ser o grande fio condutor dessa mudança".
Em seu último ano à frente da associação, Magda também destacou que a Abav está ainda mais inclusiva e com espaço 30% maior do que a edição do ano passado. Serão mais de 60 apresentações em seis arenas, e mais de 5 mil pessoas capacitadas. A presidente da associação ressaltou, ainda, o poder e a importância das mulheres que atuam no setor. Ao final de seu discurso, Magda ainda foi homenageada por seu trabalho à frente da associação.
"Nesse dia 27, quero saudar todos os guias, turismólogos e agentes de viagens. Sabemos da importância dos hotéis, bares, restaurantes e parques, mas quem faz o turista chegar nesses locais é o agente de viagens. É preciso que esses profissionais também sejam recebidos em Brasília e ouvidos, e que lhes seja dada a devida importância. Na Embratur temos o desafio de promover o Brasil para o mundo, e o Brasil que queremos que o mundo conheça é o Brasil da democracia, do trabalho e da sustentabilidade. A Embratur luta pelo Turismo e reconhece sua importância como um setor que representa 8% do PIB brasileiro. Óleo e gás são recursos finitos, o Turismo não é e emprega tanto quanto outros setores que, muitas vezes, recebem mais atenção que o nosso", frisou o presidente da agência, Marcelo Freixo.
Acompanhe a cobertura da Abav Expo 2023 aqui no Portal PANROTAS.