Bruno Hazov   |   18/10/2023 18:35

MTur avança em Plano de Ações Climáticas para Turismo brasileiro

País pretende ser referência no assunto, contribuindo mundialmente para um Turismo mais sustentável

Divulgação MTur
Segundo o ministro do Turismo, o Brasil pretende ser referência mundial em ações sustentáveis para o Turismo
Segundo o ministro do Turismo, o Brasil pretende ser referência mundial em ações sustentáveis para o Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um relatório de trabalho da primeira oficina de elaboração do Plano de Ações Climáticas para o Turismo Brasileiro. O documento marca a construção de um projeto que norteará as ações e planejamentos do MTur em relação às mudanças climáticas.

Entre os principais objetivos para 2030 estão ações de descarbonização e conservação ambiental, conectadas à necessidade de geração de impacto socioeconômico em diversos municípios com vocação turística. A ideia é que o Brasil também se torne uma referência no tema de preservação ambiental e mudanças climáticas.

O relatório é um trabalho conjunto entre representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

"São passos importantes para o desenvolvimento desse plano estratégico de ações climáticas. Nossa meta é sermos referência sobre o assunto, apresentando o Turismo brasileiro como forte propulsor da conservação ambiental, atraindo turistas conscientes e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País"

Celso Sabino, ministro do Turismo

O documento também traz ações que devem ser priorizadas no planejamento do MTur a respeito das mudanças climáticas, como articulação interinstitucional, estudos de casos e desenvolvimento de soluções financeiras para mitigar problemas atuais, como desmatamento, queimadas, secas, entre outros.

Todos os resultados apresentados no documento servirão de base para a elaboração de políticas públicas voltadas para o Turismo sustentável, alinhadas aos interesses do País em contribuir para um planeta mais sustentável.

Guia para empresários e destinos

Durante a última edição da Abav Expo, no RJ, a Embratur lançou um Guia de Ações Climáticas voltado para destinos e empresários, em parceria com a instituição Green Initiative, que assessora organizações que buscam a redução das suas emissões de carbono. O guia possui 39 páginas e pode ser acessado no site oficial da Embratur. O documento é voltado para gestores públicos ou empreendedores que querem adequar suas atividades ao preceitos de sustentabilidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.