Bruno Hazov   |   10/01/2024 17:42
Atualizada em 10/01/2024 17:43

MTur cria medida para proteger público feminino no Carnaval

Ações da campanha têm como objetivo inibir assédio contra mulheres durante período de festas

Carnaval de BH/Fabrício Mendes
Inibir práticas de assédio visa aumentar presença de turistas brasileiros e estrangeiros no Carnaval de rua
Inibir práticas de assédio visa aumentar presença de turistas brasileiros e estrangeiros no Carnaval de rua

O Governo Federal está criando uma campanha, por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o das Mulheres, para proteger o público feminino durante as comemorações do Carnaval 2024. A medida visa proteger mulheres da violência de gênero e combater o assédio e a importunação sexual durante o período carnavalesco.

As pastas estudam a possibilidade de criar uma cartilha para gestores de bares, restaurantes, gerentes de hotéis, pousadas e casas noturnas para identificar situações de assédio e como proceder em cada caso, levando em conta a proteção à vítima. No Brasil, 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público, segundo pesquisa do IPEC com o Instituto Patrícia Galvão de 2022.

“O Brasil é reconhecido como um país de grande hospitalidade, mas não podemos permitir que essa característica seja confundida com a liberdade ou disponibilidade que muitos turistas, infelizmente, ainda acreditam que as nossas brasileiras têm”

Celso Sabino, ministro do Turismo

As ações potencializam a iniciativa Brasil sem Misoginia para o Carnaval e contribuirão para o avanço da implementação do protocolo “Não É Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra as mulheres em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas, boates e casas de espetáculos musicais em locais fechados ou shows.

"É no Carnaval que muitas mulheres são vítimas de abuso e outras violências. Com essa campanha, queremos tornar o Carnaval e outras festas nacionais mais seguras para mulheres e meninas"

Cida Gonçalves. ministra das Mulheres

A reunião dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Mulheres, Cida Gonçalves, contou com a presença do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, e com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Ambos garantiram apoio na proteção às mulheres.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados