Novo sistema de controle de cargas aéreas visa baratear importações ao País
Controle de Carga e Trânsito adequa regras brasileiras de desembaraço de mercadorias aos padrões da OMC
Nesta segunda-feira (31) será implementado um novo sistema de controle de cargas aéreas na aviação brasileira. O novo Controle de Carga e Trânsito (CCT) visa desburocratizar e baratear as importações de produtos de alto valor agregado, adequando as regras brasileiras de desembaraço de mercadorias aos padrões estabelecidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Com o uso de um bancos de dados, o novo sistema CCT será capaz de antecipar informações, acelerando o tempo de liberação de produtos nas alfândegas. Segundo a Receita Federal, a meta é reduzir o tempo médio de liberação de mercadorias nos aeroportos em 80%, diminuindo também a quantidade de intervenções físicas nos processos em até 90%. Os aeroportos mais impactados serão os de Guarulhos, Viracopos e Campinas, que mais concentram esse tipo de importação.
Segundo informações da Infomoney, o anúncio será realizado ainda hoje pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Além da Fazenda, também estão envolvidos na formulação do novo controle aduaneiro os ministérios de Portos e Aeroportos, Casa Civil e Desenvolvimento e Indústria.